PESQUISA / SUGEST�ES
RECEBA INFORMAÇÕES
25 de Novembro de 2013 | Notícias

Pronatec define número de vagas para 2014 nesta semana

Entre hoje (25) e quarta-feira (27) desta semana, o Pronatec (Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego) avalia a trajetória do trabalho e define o número de vagas a serem abertas em 2014. De 2011 a novembro deste ano, o programa somou 5,4 milhões de matrículas de estudantes e profissionais em cursos técnicos e de formação inicial e continuada.

O encontro vai reunir, em Brasília, os três segmentos responsáveis pelo andamento do Pronatec. O objetivo é discutir que tipo de profissional mercado precisa, quantas vagas serão abertas nas diferentes modalides de formação técnica, educação inicial e continuada e a coordenaçao das ações pelo País, sob responsabilidade do governo federal.

O encontro sobre o Pronatec acontece no Centro Internacional de Convenções de Brasília, no Setor de Clubes Esportivos Sul, em Brasília, de 25 a 27 de novembro.

O Pronatec oferece cursos técnicos com carga horária mínima de 800 horas. Os cursos têm dois formatos: integrados ao ensino médio, modalidade em que o estudante combina o curso de nível médio com a educação profissional, e cursos técnicos subsequentes, que são dirigidos a pessoas que concluíram o ensino médio. O Catálogo Nacional de Cursos Técnicos do MEC registra 220 tipos de cursos técnicos.

O programa oferece ainda cursos de formação inicial e continuada (FIC), com duração mínima de 160 horas. Segundo o Guia do Pronatec, são 644 cursos FIC. Outras opções são a Bolsa-Formação Trabalhador, com cursos de curta duração, a partir de 160 horas de aula, para beneficiários do seguro-desemprego e dos programas de inclusão produtiva do governo federal; e a Bolsa-Formação Estudante, com cursos técnicos, com mínimo de 800 horas, para alunos das redes públicas.

Do R7

00
comentários para esta matériaCOMENTAR
Sindicato dos Metalúrgicos do ABC
Rua João Basso, 231 - CEP 09721-100
Centro - São Bernardo do Campo/SP
TRIBUNA METALÚRGICA


VEJA TODAS AS EDIÇÕES
Buscar por Nº: