PESQUISA / SUGEST�ES
RECEBA INFORMAÇÕES
27 de Novembro de 2013 | Notícias

Agência de Desenvolvimento lança Pronatec para o ABC

Rafael durante lançamento do Pronatec para a região

A Agência de De­senvolvimento Econô­mico do Grande ABC fará a ponte entre os trabalhadores que cur­sarem o Programa Na­cional de Acesso ao Ensino Técnico e Em­prego, o Pronatec, e as vagas existentes nas empresas da região.

A decisão foi anun­ciada durante o lan­çamento do Pronatec para a Cadeia Produtiva Automotiva no ABC, feito semana passada na Regional Diadema.

“A qualificação profissional está no planejamento da Agên­cia desde o seu início em 1998 e é defendida pelo Sindicato”, afir­mou o presidente do Sindicato e da Agência, Rafael Marques.

“Nossa região se organizou em torno de uma indústria que exige mais tecnologia e complexidade. Mas é difícil formar profis­sionais para trabalhar nela”, prosseguiu.

“Por isso devemos saudar a vinda do Pro­natec para a região, pois atende nossa rei­vindicação da instala­ção no ABC de cursos que formem os compa­nheiros para ocupar os empregos gerados por este tipo de indústria”, afirmou o dirigente.

Rafael lembrou ainda que, no caso es­pecífico da ferramen­taria, uma das áreas mais bem pagas da categoria, o metalúrgi­co demora a se formar porque seu trabalho pode ser comparado ao de um artista fazendo uma peça.

“Atualmente são seis milhões de horas ofertadas em ferramen­taria. Com o Inovar Au­to a pleno vapor, serão 18 milhões de horas. A procura no setor vai triplicar e teremos de formar, pelo menos, 25 mil trabalhadores qualificados”, avaliou.

Meta

Os cursos serão ofertados a partir do mapeamento da pro­cura das empresas da região. O Guia Prona­tec cursos FIC pode ser acessado no site pronatec.mec.gov.br, que lista 644 cursos para 19 setores disponíveis no País.

Da Redação

00
comentários para esta matériaCOMENTAR
Sindicato dos Metalúrgicos do ABC
Rua João Basso, 231 - CEP 09721-100
Centro - São Bernardo do Campo/SP
TRIBUNA METALÚRGICA


VEJA TODAS AS EDIÇÕES
Buscar por Nº: