PESQUISA / SUGEST�ES
RECEBA INFORMAÇÕES
2 de Abril de 2014 | Notícias | Saúde

Mais da metade das meninas do País recebeu a primeira dose da vacina contra o HPV

Mais de 2,4 milhões de meninas foram vacinadas contra o HPV em todo o País nas três primeiras semanas da campanha desde seu início em março. O número representa 58% da meta do Ministério da Saúde, que é vacinar 80% do público-alvo e é equivalente a 4,1 milhões de meninas na faixa etária de 11 a13 anos.

A diretora-executiva do Sindicato e coordenadora da Comissão das Metalúrgicas do ABC, Ana Nice Martins de Carvalho, lembrou que o ministro da Saúde, Arthur Chioro, disse que a vacina utilizada no Brasil é segura e recomendada pela Organização Mundial de Saúde, a OMS.

“E mostrar que metade das meninas no País já recebeu a primeira dose da vacina do HPV prova que a população está consciente sobre a proteção contra o câncer do colo do útero”, prosseguiu a dirigente. Ana Nice enfatizou ainda que o Ministério da Saúde recomenda que a primeira dose, de um total de três, seja aplicada nas escolas públicas e privadas.

“A vacina também está disponível nos 36 mil postos da rede pública de saúde durante todo o ano”, explicou Ana Nice. “A segunda dose será aplicada com intervalo de seis meses e a terceira, de reforço, cinco anos após a primeira dose”, concluiu.

Proteção

A vacina utilizada é a quadrivalente, que confere proteção contra quatro subtipos de HPV (6, 11, 16 e 18), dos quais dois (subtipos 16 e 18) são responsáveis por cerca de 70% dos casos de câncer de colo do útero em todo mundo. A vacinação não substitui a realização do exame preventivo e nem o uso do preservativo nas relações sexuais.

Da Redação

00
comentários para esta matériaCOMENTAR
Sindicato dos Metalúrgicos do ABC
Rua João Basso, 231 - CEP 09721-100
Centro - São Bernardo do Campo/SP
TRIBUNA METALÚRGICA


VEJA TODAS AS EDIÇÕES
Buscar por Nº: