PESQUISA / SUGESTÕES
RECEBA INFORMAÇÕES
17 de Julho de 2014 | Notícias | Memória

Barbeiro dos metalúrgicos volta à sede para homenagem

Antonio relembra os velhos tempos com o diretor Alexandre Colombo

O barbeiro Antonio Ferreira da Silva, de 80 anos, recebeu ontem das mãos do presidente do Sindicato, Rafael Marques, uma medalha em reconhecimento aos 11 anos de serviços prestados à categoria, período em que cortou o cabelo de milhares de metalúrgicos do ABC.

 “Gostaria que aceitasse nossa gratidão e homenagem por toda sua dedicação aos trabalhadores da base”, disse Rafael ao entregar a comenda.

Emocionado, Antonio agradeceu e afirmou que guardaria a lembrança pelo resto de sua vida. Ao mesmo tempo, lembrou que de certa forma continuava na categoria, pois o filho José Orlando Ferreira da Silva, de 51 anos, trabalha na Scania.

Antonio mora na Vila Israel, em São Bernardo, aonde chegou em 1958 após viajar oito dias de ônibus desde Várzea Alegre, no Ceará, onde vivia.

“Vim quando percebi que não teria futuro em minha terra, com a seca que castigava a região”, recordou. “Três dias após minha chegada já estava empregado”, prosseguiu.

No Sindicato, Antonio entrou no começo da década de 1970, juntando-se a outros três profissionais que ocupavam um salão no segundo andar da antiga Sede.

“Os sócios pegavam uma ficha no térreo e aguardavam o atendimento grátis formando grandes filas. Eu trabalhava das 8h às 20h e atendia umas25 pessoas por dia. Vinha muita criança”, contou.

Durante seus 11 anos entre os metalúrgicos do ABC, Antonio teve um cliente especial. “O Lula só cortava comigo porque eu sabia como ele queria o cabelo. Ele ainda não usava barba, apenas bigode, que eu aparava”, lembrou.

Aposentado desde 1999, Antonio revelou que hoje sente preguiça quando passa diante de uma barbearia. “Depois de53 anos andando de um lado para outro segurando uma tesoura, eu cansei. Agora só quero esperar o dia 28 para comemorar 59 anos de casado com a Socorro”, concluiu o barbeiro olhando sua companheira, que o acompanhou durante toda a homenagem.

Da Redação

00
comentários para esta matériaCOMENTAR
Sindicato dos Metalúrgicos do ABC
Rua João Basso, 231 - CEP 09721-100
Centro - São Bernardo do Campo/SP
TRIBUNA METALÚRGICA


VEJA TODAS AS EDIÇÕES
Buscar por Nº: