PESQUISA / SUGESTÕES
RECEBA INFORMAÇÕES
24 de Setembro de 2014 | Notícias | Mídia

Sindicato garante Lei Rouanet para digitalizar acervo da TVT

Martoni Branco, assessor do Sindicato; Jordão Pacheco, diretor da TVT;
Rafael Marques, presidente do Sindicato; Marta; Sanches; Bigodinho, diretor de Organização; e Mario Borgneth, secretário do Audiovisual do Ministério da Cultura

Em reunião mantida com a ministra da Cultura, Marta Su­plicy, os dirigentes do Sindicato agradeceram o empenho da Pasta em agilizar a aprovação do projeto de digitalização do arquivo em vídeos da TVT por meio da Lei Rouanet.

“Mais de seis mil horas de gravações feitas entre 1984 e 2010, quando a emissora entrou no ar, acumuladas em 4.500 formatos diferentes de mídias, com depoimentos, congressos, assembleias, passeatas e campa­nhas salariais dos Metalúrgicos do ABC estarão disponíveis em um portal na internet para toda a sociedade”.

O comentário é do diretor de Comunicação do Sindicato e presidente da Sociedade Comunicação, Cultura e Traba­lho – responsável pela TVT –, Valter Sanches. Ele também contou que o material estará no Museu do Trabalho e do Trabalhador, em construção em São Bernardo.

“O acervo fala das grandes lutas que marcaram a história dos Metalúrgicos do ABC, como a greve dos Golas Verme­lhas, em 1990, e as assembleias no estádio da Vila Euclides, por exemplo”, destacou Sanches.

A aprovação do projeto pela Lei de Incentivo à Cultura, popularmente chamada de Lei Rouanet, permite o patrocínio por meio de incentivos fiscais.

“Este mecanismo possibilita que pessoas físicas e jurídicas apliquem parte do Imposto de Renda em ações culturais e tenham dedução posterior­mente”, explicou Sanches.

Conheça parte do acervo da TVT

Estádio da Vila Euclides (1979)

Na Campanha Salarial de 1979, o Sin­dicato sofreu intervenção federal e os trabalhadores realizaram um dos maio­res atos da história do Sindicato, com a participação de mais de 100 mil pessoas no Estádio da Vila Euclides.

 Batalha de Piraporinha (1989)

Policiais tentaram dispersar a tiros pas­seata de trabalhadores no bairro Pirapo­rinha, em Diadema, e balearam cinco metalúrgicos. Era o dia 5 de maio de 1989 e o confronto entrou para a história da categoria como a Batalha de Piraporinha.

Greve dos Golas Vermelhas (1990)

23 de julho de 1990. A greve na ferramenta­ria e manutenção na Ford completa 42 dias e pioravam as relações da empresa com os metalúrgicos. O movimento ganhou este nome porque os companheiros usavam um jaleco azul com golas vermelhas.

Da Redação

00
comentários para esta matériaCOMENTAR
Sindicato dos Metalúrgicos do ABC
Rua João Basso, 231 - CEP 09721-100
Centro - São Bernardo do Campo/SP
TRIBUNA METALÚRGICA


VEJA TODAS AS EDIÇÕES
Buscar por Nº: