PESQUISA / SUGESTÕES
RECEBA INFORMAÇÕES
27 de Novembro de 2014 | Notícias | Saúde

Departamento de Saúde agenda férias e planeja formação para 2015

A partir de 22 de dezembro, o Departamento de Saúde do Trabalhador e Meio Ambiente, o DSTMA, do Sindicato entra em férias e volta às suas atividades em 21 de janeiro.

“Por isso o companheiro deve se programar para resolver questões pendentes no setor o quanto antes”, disse o coordenador da Comissão e diretor executivo, Amarildo Sesário de Araújo (foto).

Segundo o dirigente, o DSTMA faz parte da estrutura da assessoria dos Me­talúrgicos do ABC para políticas ambientais e questões voltadas à saúde e segurança no trabalho.

“A Comissão Interna de Prevenção de Acidentes, a CIPA, é um bom exemplo da atuação do Sindicato nas fábricas”, disse Amarildo. “Ela garante a organização no local de trabalho e ma­peia os riscos no processo de produção visando a integridade física do trabalhador”, prosseguiu.

Amarildo avisou que em 2015 serão retomados os cursos para cipeiros, com novas atividades abordando a ergonomia aplicada ao trabalho. As ações contarão com o apoio do Departamento de Formação do Sindicato.

“Os Metalúrgicos do ABC têm a organização e a formação mais avançadas do País. Este trabalho não pode ser isolado e deve estar em sintonia com as representações nas fábricas, no sentido de somar, complementar e potencializar as ações”, destacou Amarildo.

Ele lembrou que nas décadas de 1970 e 1980, quando o Sindicato lutava contra o arrocho salarial e a intransigência da empresa em reconhecer as representações sindicais, a CIPA foi o caminho para que a militância pudesse iniciar um processo de organização nos locais de trabalho.

“É por isso que a maior parte das lideranças que se formaram na nossa base teve a CIPA como porta de entrada à sua atuação”, afirmou o dirigente. A partir daí, ou­tras representações foram conquistadas.

“Vieram as Comissões de Fábrica, o SUR e o CSE, mas até hoje a CIPA conserva sua importância por sua vocação pela atuação nos locais de trabalho e por abordar temas que afetam diretamente a vida dos trabalhadores”, concluiu.

Da Redação

00
comentários para esta matériaCOMENTAR
Sindicato dos Metalúrgicos do ABC
Rua João Basso, 231 - CEP 09721-100
Centro - São Bernardo do Campo/SP
TRIBUNA METALÚRGICA


VEJA TODAS AS EDIÇÕES
Buscar por Nº: