PESQUISA / SUGEST�ES
RECEBA INFORMAÇÕES
18 de Fevereiro de 2015 | Notícias | Geral | Educação

Estudantes poderão contratar Fies a partir de 23 de março

O Ministério da Educação informou, na quinta-feira (12), que o sistema para novos contratos do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) será aberto no dia 23 de março. O prazo para pedidos de financiamento será até o dia 30 de abril. As inscrições para o problema deverão ser feitas pelo site do Fies.

O Fies é destinado a financiar cursos de graduação na educação superior em instituições não gratuitas. O programa, criado em 1999, passou a ter um novo formato em 2010, durante gestão do ex-presidente Lula.

Naquele ano, foram reduzidos os juros do financiamento para 3,4% ao ano e o prazo de carência foi estendido para 18 meses, contados a partir da conclusão do curso. Após a implantação das mudanças, foram firmados 1,9 milhão de contratos pelo Fies, desde 2010.

De acordo com o ministério, estudantes que aderirem ao programa até o dia 29 de março não estarão sujeitos às mudanças feitas por meio de portaria no final do ano passado. Os que aderirem a partir do dia 30 março deverão ter alcançado nota média de pelo menos 450 pontos no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) a partir de 2010 e não ter tirado zero na redação.

Ainda segundo o governo federal, o Fies acumula 1,9 milhão de contratos e abrange mais de 1,6 mil instituições desde 2010.

Inscrição – Para efetuar a inscrição, é preciso que o estudante acesse o SisFies e informe os dados solicitados. No primeiro acesso, deverá ser informado CPF, data de nascimento, email e feito o cadastramento de senha. Após esta etapa, o aluno receberá mensagem para validação do cadastro e poderá acessar o sistema para fornecer informações pessoais, do curso e instituição, além do financiamento solicitado.

Após concluída a inscrição, o interessado deverá validar as informações na Comissão Permanente de Supervisão e Acompanhamento (CPSA), na instituição de ensino, em até 10 dias, contados a partir do dia posterior ao da conclusão da sua inscrição

Com a validação, o estudante deverá comparecer na Caixa Econômica Federal ou no Banco do Brasil em até 10 dias para formalizar a contratação do financiamento. No ato da inscrição, o estudante escolherá a instituição bancária e agência de preferência.

Da Agência Brasil

00
comentários para esta matériaCOMENTAR
Sindicato dos Metalúrgicos do ABC
Rua João Basso, 231 - CEP 09721-100
Centro - São Bernardo do Campo/SP
TRIBUNA METALÚRGICA


VEJA TODAS AS EDIÇÕES
Buscar por Nº: