PESQUISA / SUGESTÕES
RECEBA INFORMAÇÕES
7 de Maio de 2015 | Notícias | Categoria

Grafite mostra história dos trabalhadores em Painel

O grafite tomou conta dos muros do estacionamento da Sede em comemoração às ati­vidades do Dia do Trabalhador. O painel tem cerca de 60m de comprimento por 3,5m de altura e foi feito pelo grupo Art Urbana Crew, de Diadema, e o grafiteiro Cena7, de São Bernardo.

“O grafite é uma expressão muito característica dos jovens e a ideia é mostrar um pouco da história dos trabalhadores com a arte”, explicou o diretor Admi­nistrativo, Moisés Selerges.

A ação está inserida na Cida­dania, um dos eixos prioritários de atuação do Sindicato. “A arte e a cultura tem que andar juntas com a classe trabalhadora. Que­remos ter uma relação cada vez mais próxima com a cultura”, disse Moisés.

Os grafiteiros Alex Rodri­gues Moutinho da Silva, o Mout, e Eduardo Pereira da Silva, o Edtwo, do Art Urbana Crew, explicaram que o painel retrata a classe trabalhadora, a luta por emprego e democracia. “Mostramos as lutas do passado até os dias de hoje e também um pouco do nosso estilo”, disse Mout.

“A iniciativa é bacana para o trabalhador ao incentivar a cultura dentro da sua casa, que é o Sindicato. Mostramos o grafite, que é um dos quatro elementos da cultura hip hop”, afirmou Edtwo.

Em outra parte do mural, animais retratam a repressão dos militares e a tortura. “O porco e o cachorro são sim­bólicos ao representar o man­dante e o militar. Mostramos os movimentos, a união dos trabalhadores nas lutas e as conquistas”, contou o grafitei­ro Michel Ramalho de Toledo, o Cena7.

“Abrir o diálogo é essencial para os trabalhadores terem contato com a arte, entender o mundo de outra maneira e ser mais solidário com os outros. Se estamos falamos de luta por emprego e democracia, é essencial que a arte participe disso”, concluiu.

Da Redação 

00
comentários para esta matériaCOMENTAR
Sindicato dos Metalúrgicos do ABC
Rua João Basso, 231 - CEP 09721-100
Centro - São Bernardo do Campo/SP
TRIBUNA METALÚRGICA


VEJA TODAS AS EDIÇÕES
Buscar por Nº: