PESQUISA / SUGEST�ES
RECEBA INFORMAÇÕES
15 de Julho de 2015 | Hot Site

Dia Nacional de Prevenção de Acidentes de Trabalho

Neste mês é comemorado o Dia Nacional de Prevenção de Acidentes de Trabalho, impor­tante data anual que destaca a importância da segurança no trabalho e dos programas de saúde do trabalhador.

Devemos destacar que o Brasil foi o primeiro País a ter um serviço obrigatório de se­gurança e medicina do trabalho em empresas com mais de 100 trabalhadores.

A data é lembrada há mais de quarenta anos, época em que foram editadas portarias que passaram a regulamentar a formação técnica em Segurança e Medicina do Trabalho, além da atualização do artigo 164 da CLT sobre condições de trabalho nas empresas, incluindo a CIPA.

Era um período de fragi­lidade no tocante à segurança dos trabalhadores no Brasil. O número de acidentes de trabalho era tão alto que começaram a surgir pressões exigindo políti­cas de prevenção de acidentes de trabalho.

Hoje, a importância do cipei­ro é central nesta questão, já que atua na prevenção dos acidentes e doenças do trabalho. Os re­presentantes dos trabalhadores, eleitos por seus companheiros e companheiras, detêm esta legitimidade para desempenhar seu importante papel no chão de fábrica.

Por isso, é fundamental que as empresas cumpram seu papel e cumpram toda a legislação protetiva e as boas práticas de segurança no local de trabalho.

Comente este artigo. Envie um e-mail para juridico@smabc.org.br | Departamento Jurídico

00
comentários para esta matériaCOMENTAR
Sindicato dos Metalúrgicos do ABC
Rua João Basso, 231 - CEP 09721-100
Centro - São Bernardo do Campo/SP
TRIBUNA METALÚRGICA


VEJA TODAS AS EDIÇÕES
Buscar por Nº: