PESQUISA / SUGEST�ES
RECEBA INFORMAÇÕES
22 de Outubro de 2015 | Notícias

TVT estreia programação infantil

Foto: Divulgação

A TVT estreou em outu­bro quatro programas infantis, cada um com cinco minutos de duração, com conteúdos voltados ao fortaleci­mento da cidadania. As novas atrações são exibidas de segun­da a sexta, às 10h55, dentro da faixa infantil da emissora, pelo canal 8.1 em HD.

Os programas são produzi­dos em parceria com o coletivo Pedagogias Alternativas, o Pedal, e fazem parte de um con­junto de ações que envolvem práticas de “educomunicação” em escolas com metodologias inovadoras. Essa prática peda­gógica consiste em interações horizontalizadas, portanto, sem hierarquia, e produção colaborativa.

Dois dos programas já estre­aram. A “Hora do Recreio”, no dia 12, e “Des-cionário”, no dia 14. O primeiro en­fatiza os momentos de livre diálogo das crianças, suas brincadeiras e conversas mais inusitadas.

O segundo é uma série com depoimentos de crian­ças que definem palavras de acordo com seu repertório. O programa mostra que o en­tendimento das palavras varia bastante diante do significado oficial, sobretudo no universo das crianças. E isso desperta diversas reflexões.

Nesta terça, dia 20, foi a vez de “Profissão Criança”, uma série baseada em pequenas cenas que ilustram como o brincar de faz de conta, rela­cionado ao desejo de profissão futura de cada criança, pode se revelar.

Além das cenas de ficção, parte dos episódios é dedicada a depoimentos desses peque­nos cidadãos, que ressaltarão suas motivações na escolha de um possível trabalho futuro.

Na próxima quinta, dia 29, começa “Criança pergunta, criança responde”, em torno de questões sem respostas que pairam sobre a cultura e a sociedade, mas para as quais as crianças apresentam suas hipóteses.

Nova fase

“Em março, inauguramos a TVT Digital, que inclusive con­tou com a presença do ex-presi­dente Lula, e tem um alcance de 20 milhões de pessoas em toda Grande São Paulo. Em agosto a nova programação e, agora, a faixa infantil”, afirmou o diretor de Comunicação do Sindicato e presidente da Fundação So­ciedade Comunicação, Cultura e Trabalho (responsável pela TVT), Valter Sanches.

Além da nova programação, o diretor destacou os convênios com outras emissoras, retrans­mitindo conteúdo da Rede Mi­nas e a TVE Bahia, e enviando os programas Mais Direitos, Mais Humanos e Brasil Metal produzidos pela TVT, além da TV Escola, com material educacional voltada a alunos e professores. Também por meio de convênios, o Seu Jornal cobre os principais assuntos da cidade do Rio de Janeiro e região.

“Sempre lembrando que a gente conta com uma grande parceria com a TV Brasil, res­ponsável por boa parte da pro­gramação. Esta é uma conquista muito grande. Queremos falar para todo o Brasil”, prosseguiu o dirigente.

Sobre a nova faixa infantil, Sanches declarou que “mais do que divertido, o interessante é notar o quanto esses momentos de reflexões são importantes para o desenvolvimento da ca­pacidade de pensar da criança e um exercício para formação de um indivíduo questionador e crítico”. Saiba mais em www. tvt.org.br.

TVT NO ENEM 2015

A TVT, pelo convênio com o Cursinho da Poli e a Escola Livre para Formação Integral “Dona Lindu”, fará transmissão ao vivo da correção das provas do ENEM 2015, com comentários dos professores, análise geral da prova e informações aos estudantes.

DIAS 24 E 25 DE OUTUBRO, 18H ÀS 22H

8.1 – SÃO PAULO E GRANDE SÃO PAULO | 12 DA NET – REGIÃO DO ABCD | 13 DA NET – MOGI DAS CRUZES E REGIÃO

Da Redação. 

00
comentários para esta matériaCOMENTAR
Sindicato dos Metalúrgicos do ABC
Rua João Basso, 231 - CEP 09721-100
Centro - São Bernardo do Campo/SP
TRIBUNA METALÚRGICA


VEJA TODAS AS EDIÇÕES
Buscar por Nº: