PESQUISA / SUGEST�ES
RECEBA INFORMAÇÕES
11 de Dezembro de 2015 | Hot Site

A quem interessa a democracia?

A história da democracia no Brasil é uma narrativa de luta. Começa com a chegada dos portugueses e a dominação lusitana sobre os índios que já moravam aqui há mais de 10 mil anos. Como colônia, servimos aos interesses econômicos de Portugal e dos países europeus por mais de 300 anos.

Em 7 de setembro de 1822, foi declara­da a independência do Brasil mas, muito diferente dos nossos vizinhos da Amé­rica, o Brasil tornou-se uma Monarquia Constitucional, que manteve a escravidão e seguiu sendo dirigida por uma elite portuguesa.

Em 1889, no dia 15 de novembro, um golpe militar proclamou a República, mas só em 1894 ocorreu a primeira eleição direta no País. Mais ou menos! Somente homens brancos, letrados e com posses é que poderiam votar. O voto não era secreto nem obrigatório, poucas pessoas participa­vam e havia um controle dos coronéis sobre a votação. Era uma fraude geral.

Eleições diretas, com participação de massa, o Brasil só teve em dois períodos: entre 1945 e 1964 e depois de 1989 até hoje. Com muita luta do povo brasileiro, as Diretas Já estabeleceram uma nova Constituição que garantiu a participação dos trabalhadores na política.

Na verdade, a elite brasileira mostrou ao longo da história uma séria dificuldade de dialogar com as forças populares e os golpes sempre foram a saída escolhida para manter o controle sobre o País.

Comente este artigo. Envie um e-mail para formacao@smabc.org.br | Departamento de Formação

Colunas: Terças - Dieese | Quartas - Jurídico | Quintas - Saúde | Sextas - Formação

00
comentários para esta matériaCOMENTAR
Sindicato dos Metalúrgicos do ABC
Rua João Basso, 231 - CEP 09721-100
Centro - São Bernardo do Campo/SP
TRIBUNA METALÚRGICA


VEJA TODAS AS EDIÇÕES
Buscar por Nº: