PESQUISA / SUGEST�ES
RECEBA INFORMAÇÕES
16 de Fevereiro de 2016 | Notícias

Eleição de CIPA escolhe 14 representantes na montadora

Trabalhadores na Mercedes elegem hoje seus 14 represen­tantes de CIPA na montadora. As urnas estarão espalhadas pela fábrica e, para saber os locais mais próximos de votação, basta consultar a comissão eleitoral.

“É importante avaliar quem são os companheiros que estão comprometidos em construir uma relação democrática na busca de melhores condições de trabalho e ambientes mais saudáveis”, afirmou o coordenador do CSE, Ângelo Máximo de Oliveira Pinho, o Max.

Para o dirigente, com o processo de reestruturação da planta previsto até 2019, “será necessário uma boa organiza­ção dos trabalhadores e seus representantes da CIPA e CSE para acompanhar e interferir onde e quando for necessário”.

Max lembrou que em 1998, também em um processo de reestruturação – quando as relações entre trabalhado­res e chefias eram conflituosas – em dez meses ocorreram acidentes que provocaram a morte de cinco companheiros.

“A partir de então, com muita mobilização, união e orga­nização dos trabalhadores, o Sindicato e Comissão de Fábrica negociaram um novo modelo de CIPA”.

“Entre essas medidas, a mais importante foi a autonomia na atuação da CIPA eleita, trazendo mais eficiência por meio do aumento dos efetivos de 12 para 14 representantes. O tempo de atuação passou de um para dois anos e o diálogo permanente com os trabalhadores foi fundamental para buscar melhores formas de prevenir os acidentes e organizar um ambiente de trabalho mais saudável e seguro”, explicou.

Da Redação. 

00
comentários para esta matériaCOMENTAR
Sindicato dos Metalúrgicos do ABC
Rua João Basso, 231 - CEP 09721-100
Centro - São Bernardo do Campo/SP
TRIBUNA METALÚRGICA


VEJA TODAS AS EDIÇÕES
Buscar por Nº: