PESQUISA / SUGESTÕES
RECEBA INFORMAÇÕES
4 de Agosto de 2017 | Hot Site | Formação

Acordos Marco Internacionais: um instrumento dos sindicatos

-

Compartilhar: Publicar:

Acordos Marco Internacionais, AMIs, são acordos celebrados em nível global entre uma empresa multinacional e o Sindicato Global do setor, cujo objetivo, é fazer com que sejam respeitados os direitos dos trabalhadores contidos no acordo em todas as unidades da empresa no mundo.

O IndustriAll, que é o sindicato global do ramo metalúrgico, químico e vestuário, representa mais de 50 milhões de trabalhadores em 140 países e possui cerca de 50 AMIs assinados.

Entre empresas do ramo metalúrgico que possuem AMI podemos mencionar: a Volks, Mercedes-Daimler, ZF, Leoni, Ford, ThyssenKrupp, Vallourec, Citroën, Renault e Bosch.

O conteúdo da maioria dos acordos está baseado nos Direitos Fundamentais do Trabalho estabelecidos pela Organização Internacional do Trabalho, a OIT. Muitos acordos incluem o compromisso dos fornecedores das empresas a adotarem as mesmas cláusulas do AMI.

É uma estratégia do sindicalismo internacional para evitar que sejam violados direitos humanos e trabalhistas em países onde os sindicatos são frágeis e os governos coniventes com esse tipo de prática das empresas, que se aproveitam das populações socialmente vulneráveis e das legislações nacionais muito flexíveis, para intensificar a exploração da mão-de-obra nesses países ou regiões. No Brasil, em tempos de reforma Trabalhista e terceirização, os AMIs podem ser um instrumento útil para os sindicatos.

00
comentários para esta matériaCOMENTAR
Sindicato dos Metalúrgicos do ABC
Rua João Basso, 231 - CEP 09721-100
Centro - São Bernardo do Campo/SP
TRIBUNA METALÚRGICA


VEJA TODAS AS EDIÇÕES
Buscar por Nº: