PESQUISA / SUGEST�ES
RECEBA INFORMAÇÕES
23 de Novembro de 2017 | Notícias

Para que serve o exame de PS

-

Compartilhar: Publicar:

PSA é a sigla em inglês que significa: antígenos específicos da próstata. Tratam-se de moléculas produzidas por essa glândula. O exame mede a quantidade de PSA em circula- ção que pode estar aumentada quando algum homem apresenta um câncer de próstata, por exemplo.

Para detectar precocemente casos de câncer de próstata e outras condições, como a hiperplasia prostá- tica benigna e a prostatite, a dosagem de PSA é solicitada no início das investigações médicas. Outros exames complementam o diagnóstico, como o toque retal.

Uma amostra de sangue é colhida e enviada ao laboratório para análise. No geral, os médicos pedem a medição do PSA total, mas podem também requisitar a quantidade de PSA livre – ou seja, a quantidade que não está ligada à nenhuma proteína, se houver alterações nos resultados.

O PSA total é considerado normal quando está em até 2,5 ng/ml. Se varia entre 2 e 10 ng/ ml, o médico pode pedir o PSA fracionado para avaliar melhor o quadro.

A taxa de PSA no corpo aumenta naturalmente com a idade. É bom lembrar também que alguns casos de câncer sequer apresentam alterações significativas nos níveis da molécula. Em outras palavras, a interpretação do resultado deve ser individualizada.

00
comentários para esta matériaCOMENTAR
Sindicato dos Metalúrgicos do ABC
Rua João Basso, 231 - CEP 09721-100
Centro - São Bernardo do Campo/SP
TRIBUNA METALÚRGICA


VEJA TODAS AS EDIÇÕES
Buscar por Nº: