PESQUISA / SUGESTÕES
RECEBA INFORMAÇÕES
11 de Abril de 2018 | Notícias

De olho no futuro, Coletivo conhece Fábrica Digital da Volks

Fotos: Adonis Guerra

Os integrantes do Coletivo de Polí­ticas Industriais do Sindicato visitaram no último dia 2 o laboratório da Fábrica Digital da Volks, em São Bernardo.

A plataforma virtual que permite simu­lar todo o planejamento de engenharia de manufatura vem sendo aperfeiçoada na empresa desde 2006.

“A lógica do Coletivo não é só conhecer processos avançados, já que na categoria temos processos que ainda estão distantes dessa lógica da Indústria 4.0. Queremos entender para poder também interferir. A questão é: como podemos propor políticas para a região e para o País levando em con­sideração essa disparidade tecnológica?”, avaliou o diretor executivo, responsável por políticas industriais, Wellington Mes­sias Damasceno.

O diretor destacou que a principal pre­ocupação do Sindicato é saber qual será o perfil dessa nova indústria e qual tipo de qualificação o trabalhador precisará ter para se adequar a ela. “É aí que entra a inteligência e a expertise dos Metalúrgicos do ABC para negociar a implementação dessas novas tecnologias”, afirmou.

“O Sindicato precisa propor um projeto de qualificação e não só deixar na mão das empresas ou do Sistema S”, reforçou a CSE na TRW, Maria Gilsa Macedo.

Os processos de solda, armação, aces­sibilidade e ergonomia, por exemplo, passam primeiro por esse laboratório digital antes de serem instalados. Com es­sas simulações é possível prever possíveis problemas e solucioná-los antes que este­jam funcionando na prática. A tecnologia foi utilizada pela primeira vez no Gol G5.

Durante a visita, todos os integrantes passaram pela experiência de utilizar a plataforma para simular uma parte do trabalho da linha de montagem.

Da Redação.  

00
comentários para esta matériaCOMENTAR
Sindicato dos Metalúrgicos do ABC
Rua João Basso, 231 - CEP 09721-100
Centro - São Bernardo do Campo/SP
TRIBUNA METALÚRGICA


VEJA TODAS AS EDIÇÕES
Buscar por Nº: