PESQUISA / SUGESTÕES
RECEBA INFORMAÇÕES
20 de Abril de 2018 | Hot Site | Formação

Todo dia é dia de Índio

-

Compartilhar: Publicar:

O Dia do Índio é comemorado em todo Brasil, por meio de eventos nas escolas, que mostram a importância do índio na história do Brasil. Os alunos em diversas escolas fazem pesquisas sobre a cultura indígena e em muitos museus são realizadas exposições sobre o tema.

O dia 19 de abril deve ser um dia de reflexão sobre a história do índio no Brasil e a importância de manterem as suas culturas e suas áreas preservadas e protegidas. É importante salientar que no ano de 1500, quando os portugueses chegaram, toda essa imensidão de terras era dos índios. Eles habitavam toda a região que hoje é o Brasil.

Explorados, escravizados, maltratados e mortos pelos europeus a população indígena foi sendo dizimada pelos “grandes desbravadores bandeirantes” e contaminada por doenças trazidas pelos homens brancos contras as quais os organismos dos índios não tinham resistência.

Apesar da data simbólica, o Dia do Índio é todo dia, pois a luta contra a diminuição das terras indígenas é diária.

Todos os dias grileiros, coronéis do agronegócio, garimpeiros sedentos por metais preciosos, madeireiras ilegais tentam a qualquer custo acabar com as terras indígenas e os seus donos por direito.

Todo dia é dia de índio!

00
comentários para esta matériaCOMENTAR
Sindicato dos Metalúrgicos do ABC
Rua João Basso, 231 - CEP 09721-100
Centro - São Bernardo do Campo/SP
TRIBUNA METALÚRGICA


VEJA TODAS AS EDIÇÕES
Buscar por Nº: