PESQUISA / SUGEST�ES
RECEBA INFORMAÇÕES
27 de Setembro de 2018 | Hot Site | Formação

21/9: Dia Nacional de Luta das Pessoas com Deficiência

No dia 21 de setembro é o Dia Nacional de Luta das Pessoas com Deficiência.  A data foi escolhida para reforçar a importância da discussão de propostas e políticas públicas para integrar essas pessoas na sociedade de forma igualitária.

De acordo com o Censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), no Brasil são mais de 45 milhões de pessoas com algum tipo de deficiência. Isso representa quase um quarto da população brasileira, cerca de 24%. Em 1991, a Lei de Cotas, Lei 8.213, passou a reservar cargos em empresas para pessoas com deficiência.

Dados do Ministério do Trabalho e Previdência Social de 2016 indicam que, caso as empresas seguissem a lei, pelo menos 827 mil postos de trabalho estariam disponíveis para essas pessoas, que são mais de 7 milhões de cidadãos que se enquadram nas exigências da legislação. Entretanto, apenas 381.322 vagas foram criadas.

Infelizmente, muitas empresas preferem pagar multa do que ter pessoas com deficiência. O preconceito ainda é muito presente, em relação à produtividade do trabalhador deficiente.

Uma pesquisa feita pelo IBDD e pelo DataSenado mostra que 77% das pessoas com deficiência acreditam que os direitos não são respeitados no país. A pesquisa, feita em 2010, é considerada a mais completa por ter entrevistado diretamente as pessoas com deficiência, e ainda reflete o momento atual.

 

Comente este artigo.
Envie um e-mail para dstma@smabc.org.br
Departamento de Saúde do Trabalhador
e Meio Ambiente

Comente este artigo.

Envie um e-mail para dstma@smabc.org.br

Departamento de Saúde do Trabalhador e Meio Ambiente

 

00
comentários para esta matériaCOMENTAR
Sindicato dos Metalúrgicos do ABC
Rua João Basso, 231 - CEP 09721-100
Centro - São Bernardo do Campo/SP
TRIBUNA METALÚRGICA


VEJA TODAS AS EDIÇÕES
Buscar por Nº: