PESQUISA / SUGEST�ES
RECEBA INFORMAÇÕES
23 de Outubro de 2018 | Hot Site | Formação

A democracia deve ser um valor e um princípio da sociedade. O que isso quer dizer?

Quer dizer que os valores democráticos devem ser a referência e o parâmetro nas disputas eleitorais e na convivência entre as pessoas. A democracia não deve ser entendida somente como um instrumento de poder.

Valores como a liberdade em todas as suas dimensões, a igualdade de todos os cidadãos e cidadãs perante a lei, o respeito ao outro, a tolerância com o diferente, a aceitação do conflito como característica própria da democracia devem ser práticas permanentes, independente do governo de ocasião.

Mas ainda temos um longo caminho para instituirmos uma cultura democrática que esteja profundamente enraizada na nossa sociedade.

Vamos tomar como exemplo o caso recente de um empresário de uma grande cadeia de lojas, que obrigou os trabalhadores a vestirem uma camisa fazendo propaganda de um determinado candidato à presidência da República. Esse empresário, aproveitando-se da sua condição de patrão, violou o princípio básico da democracia, que pressupõe que todas as pessoas são livres para se manifestarem politicamente de acordo com as suas preferências, sem sofrer qualquer tipo de pressão.

Por outro lado, houve muita indignação com a ocorrência desse fato, o que demonstra que uma parte desse caminho rumo a uma verdadeira cultura democrática está sendo percorrido por uma parcela significativa da sociedade e que não devemos desistir dele.

Comente este artigo. Envie um e-mail para formacao@smabc.org.br

Departamento de Formação

00
comentários para esta matériaCOMENTAR
Sindicato dos Metalúrgicos do ABC
Rua João Basso, 231 - CEP 09721-100
Centro - São Bernardo do Campo/SP
TRIBUNA METALÚRGICA


VEJA TODAS AS EDIÇÕES
Buscar por Nº: