PESQUISA / SUGEST�ES
RECEBA INFORMAÇÕES
9 de Novembro de 2018 | Hot Site | Formação

Há 100 anos terminava a primeira Guerra Mundial

No dia 11 de novembro de 1918 foi assinado o Ar­mistício de Compiègne que colocou um fim à Primeira Guerra Mundial. O tratado foi assinado pelos representantes das forças aliadas (Inglaterra, França e Império Russo) e o representante da Alemanha e seus aliados (Itália e Império Áustro-Húngaro) dentro de um trem na Floresta de Com­piègne nos Alpes franceses.

Esse armistício antecedeu ao Tratado de Versalles em 1919, que impôs pesadas sanções aos países perdedo­res, em especial, à Alemanha, que foi obrigada a reconhecer a independência da Áustria e devolver os territórios da Alsácia-Lorena à França. Foi imposto à Alemanha também o pagamento de indenizações pelos prejuízos causados du­rante a guerra estipulado em mais de 250 bilhões de marcos. No campo militar, várias res­trições foram impostas, como a proibição do funcionamento da aeronáutica, limitação do exército a 100 mil homens e a da marinha a 15 mil homens, além disso, foi proibido a fabri­cação de armamentos pesados pelos alemães.

Primeira Guerra Mundial foi um dos mais sangrentos conflitos da história da huma­nidade com aproximadamente 9 milhões de mortes e 30 mi­lhões de feridos. Um conflito que durou 4 anos deixando um rastro de milhões de vítimas e uma crise econômica e social de enorme proporções.

Uma guerra que foi saudada no seu início pelos jovens sol­dados dos países beligerantes como afirmação da identidade nacional. No seu desenrolar, ficou evidente que o conflito estava ligado aos interesses de um pequeno grupo das elites nacionais em detrimento da grande maioria, incluindo os próprios soldados, que não voltaram para suas casas, como imaginavam ao se despedirem de suas famílias.

Comente este artigo.

Envie um e-mail para formacao@smabc.org.br

Departamento de Formação

00
comentários para esta matériaCOMENTAR
Sindicato dos Metalúrgicos do ABC
Rua João Basso, 231 - CEP 09721-100
Centro - São Bernardo do Campo/SP
TRIBUNA METALÚRGICA


VEJA TODAS AS EDIÇÕES
Buscar por Nº: