PESQUISA / SUGEST�ES
RECEBA INFORMAÇÕES
30 de Novembro de 2018 | Hot Site | Formação

Mais um fim de ano, e quais nossas estratégias para o próximo?

Sempre que chegamos a este momento do ano, fazemos um balanço dos feitos realizados e a projeção para o futuro.

Ao nos indagarmos sobre a forma como podemos estar mais fortes como membros de uma categoria, logo nos vêm à mente desafios que são comuns: uma nova forma de produzir com a indústria 4.0; a reforma trabalhista; um novo governo.

Ser forte pra que? Basta garantir meu salário e meu próprio emprego? Nossas trajetórias profissionais estão conectadas a daqueles que comigo trafegam.

Alguns defendem que a filosofia tem por função sacudir as evidências e pensar diferente ao invés de legitimar o já existente.

Têm coisas que realmente parecem muito naturais. Um mercado que dá as cartas, a competição entre as pessoas, nos vermos como capital humano com uma espécie de necessidade de investimento permanente em nós mesmos, o reconhecimento pelo mérito que não considera as oportunidades, os anos passarem mais depressa... Mas será que são?

Em geral aspiramos por liberdade de criatividade e reconhecimento profissional. Vale a pena nos perguntarmos sobre possíveis caminhos para alcançarmos nossos projetos pessoais. Se a ligação de nosso desejo com a realidade por um lado pode ser a realização de um sonho, não somos ilhas.  “Se ocupa de si, tendo o olhar do outro” (M. Foucault). O outro pode, e fará você uma pessoa melhor.

Neste sentido, pensar seu futuro profissional e como categoria, implicará em escolhas que tem a ver com o grupo a qual pertence. Portanto, sairmos da caixa pode ser uma boa forma de iniciarmos um novo ciclo.

Comente este artigo.

Envie um e-mail para formacao@smabc.org.br

Departamento de Formação

00
comentários para esta matériaCOMENTAR
Sindicato dos Metalúrgicos do ABC
Rua João Basso, 231 - CEP 09721-100
Centro - São Bernardo do Campo/SP
TRIBUNA METALÚRGICA


VEJA TODAS AS EDIÇÕES
Buscar por Nº: