PESQUISA / SUGEST�ES
RECEBA INFORMAÇÕES
1 de Fevereiro de 2019 | Hot Site | Formação

Responsabilidade social empresarial e o caso da Vale

A CVRD considera que a responsabilidade social corporativa é um fator fundamental para a preservação de sua competitividade a longo prazo. Desse modo, desenvolve ações destinadas à criação de oportunidades de mobilidade econômica e social nas comunidades onde possui operações, investe regularmente substancial volume de recursos na proteção do meio ambiente e na saúde e segurança de seus empregados, dedicando também especial atenção à qualidade de seus produtos (do site da Vale)

O crescimento cada vez maior do poder econômico e a influência política das grandes empresas nas últimas décadas gerou uma série de pressões da sociedade para que elas assumissem o compromisso com a sustentabilidade ambiental, econômica e social nas suas práticas de negócios.

Denúncias como no caso da Nike, que explorava crianças na Indonésia em 1993, onde bolas e tênis eram fabricados por crianças a partir dos 6 anos em turnos que chegavam a 12 horas ganhando centavos de dólar por dia, mobilizaram organizações sociais e instituições multilaterais como a OIT (Organização Internacional do Trabalho) para criarem o mínimo de barreiras contra abusos trabalhistas e violações dos direitos humanos por parte das empresas.

A resposta das grandes empresas em geral foi a de não aceitar qualquer tipo de controle ou punição sobre violação de direitos humanos ou crimes ambientais. Pressionaram as organizações multilaterais para excluir de suas diretrizes qualquer tipo de cláusula vinculante que responsabilize as empresas pelas suas ações criminosas.

Dessa forma, reina a impunidade sobre os crimes cometidos pelas empresas. Só isso explica que depois da tragédia de Mariana a Vale do Rio Doce tenha persistido em manter um sistema de barragem sabidamente menos seguro por razões econômicas. Por isso, é fundamental que a sociedade em geral e os setores organizados se mobilizem para que as grandes empresas sejam de fato socialmente responsáveis e não apenas difusoras de marketing corporativo como aparece na epígrafe acima.

Comente este artigo. Envie um e-mail para formacao@smabc.org.br

Departamento de Formação

00
comentários para esta matériaCOMENTAR
Sindicato dos Metalúrgicos do ABC
Rua João Basso, 231 - CEP 09721-100
Centro - São Bernardo do Campo/SP
TRIBUNA METALÚRGICA


VEJA TODAS AS EDIÇÕES
Buscar por Nº: