PESQUISA / SUGESTÕES
RECEBA INFORMAÇÕES
6 de Fevereiro de 2019 | Notícias

Sindicato discute o futuro da Saab em São Bernardo

O presidente do Sindicato, Wagner Santana, o Wagnão, e a diretoria executiva dos Metalúrgicos do ABC se reuniram com a Saab Aeronáutica Montagens, em São Bernardo, no último dia 24, para discutir sobre o futuro da empresa e acompanhar o processo de instalação da fábrica.

“O Sindicato apoiou a escolha dos caças suecos desde 2010 por garantir a transferência de tecnologia para o Brasil, além de assegurar a instalação da fábrica em São Bernardo com empregos de alta qualificação”, explicou Wagnão.

“A diretoria da Saab afirmou que o cronograma de instalação dos equipamentos e a previsão de produção estão dentro do programado. Inclusive novos trabalhadores foram contratados e irão à Suécia para treinamento”, contou.

“O ABC possui trabalhadores muito qualificados, além de universidades ligadas ao desenvolvimento de tecnologia. Isso é um diferencial para novas empresas do setor de defesa se instalarem na região”, concluiu.

A Saab Aeronáutica Montagens está no bairro Cooperativa em uma área de cerca de 5 mil m². As operações estão previstas para iniciar em 2020.

Apoio do Sindicato aos caças suecos da Saab começa em 2010

2010

Março

O prefeito de São Bernardo e ex-presidente do Sindicato, Luiz Marinho, viaja à Suécia e voa, pela 1ª vez, em um supersônico Gripen, da Saab.

Abril

A Confederação Nacional dos Metalúrgicos da CUT, a CNM-CUT, e o Sindicato lançam movimento de apoio ao modelo sueco por assumir o compromisso de transferir a tecnologia ao País.

Novembro

Marinho conhece o projeto dos caças modelo Rafale, da francesa Dassault, e o projeto norte-americano FA-18 Super Hornet, da Boeing. Os dois disputam com o Gripen.

2011

Maio

Centro de Pesquisa e Inovação Sueco-Brasileiro é inaugurado em São Bernardo com investimentos de R$ 100 milhões por cinco anos.

2012

Março

São Bernardo sedia a primeira reunião da Associação Brasileira das Indústrias de Defesa e Segurança.

Dezembro

Criação da Lei de Inovação e fundação da Associação Parque Tecnológico de São Bernardo. Representantes da Marinha brasileira participam de encontro com empresários do ABC.

2013

Fevereiro

São Bernardo sedia rodada de negócios entre empresários e representantes do Exército.

Março

Apoiado pelo Sindicato, o Arranjo Produtivo Local (APL) da Defesa é lançado na cidade.

Dezembro

O ministro da Defesa, Celso Amorim, anuncia que a presidenta Dilma Rousseff escolheu os caças suecos da Saab.

2014

Janeiro

Durante encontro no Paço de São Bernardo, o prefeito Luiz Marinho e executivos da Saab anunciam o investimento inicial de R$ 363 milhões para a construção de uma nova fábrica na cidade, que irá produzir 80% das estruturas para o Gripen.

Setembro

O vice-presidente do Sindicato, Aroaldo Oliveira da Silva, participa de missão do APL de Defesa do ABC na Suécia para conhecer as instalações da Saab.

Outubro

Força Aérea Brasileira assina com a Saab o contrato para aquisição de 36 aviões supersônicos Gripen NG.

2015

Março

Prefeitura de São Bernardo inaugura o primeiro posto de atendimento à pré-catalogação do País com o objetivo de facilitar o credenciamento de empresas para fornecer produtos e serviços às Forças Armadas. Iniciativa é apoiada pelo Sindicato.

Outubro

Aroaldo conhece a fabricação dos caças Gripen da Saab, na Suécia, e confirma a transferência de tecnologia para o Brasil. A visita é organizada pelo IF Metall, o sindicato dos metalúrgicos do país.

2016

Fevereiro

O primeiro grupo de 46 trabalhadores chega à Suécia para participar do projeto do Gripen NG.

2018

Maio

Sindicato participa de atividade que marca o início da instalação da fábrica da Saab Aeronáutica Montagens, SAM, em São Bernardo.

 Da redação

00
comentários para esta matériaCOMENTAR
Sindicato dos Metalúrgicos do ABC
Rua João Basso, 231 - CEP 09721-100
Centro - São Bernardo do Campo/SP
TRIBUNA METALÚRGICA


VEJA TODAS AS EDIÇÕES
Buscar por Nº: