PESQUISA / SUGEST�ES
RECEBA INFORMAÇÕES
8 de Fevereiro de 2019 | Hot Site | Formação

100 anos da OIT

Este ano a Organização Internacional do Trabalho (OIT) completa 100 anos. Sua criação foi resultado de um longo processo de luta dos trabalhadores e de suas organizações contra as pés­simas condições de trabalho vigente no mundo entre o final do século XIX e início do século XX.

A Primeira Guerra Mun­dial (1914-1918) levou a uma enorme crise social no mun­do e agravou esse grado de penúria e exploração, cuja consequência foi a radicaliza­ção dos protestos sociais em vários países em todo o mun­do. Por isso, após a guerra, nas negociações do Tratado de Versalhes, foi aprovada a proposta de criação de uma entidade internacional como a finalidade formular e aplicar normas internacionais sobre condições de trabalho que deveriam ser adotadas pelos países signatários dessa orga­nização. Assim nasceu a OIT.

Na sua primeira conferên­cia em 1919, a OIT elaborou várias convenções procuran­do responder as principais reivindicações históricas do movimento operário, como a limitação da jornada de trabalho de 8 horas, proteção à maternidade, limitação da idade mínima de 14 anos para o trabalho infantil, proibição do trabalho noturno para mu­lheres e menores de 18 anos.

Atualmente a OIT conta com a adesão de 183 estados membros e seu papel diante dos ataques aos direitos traba­lhistas e ao rebaixamento do padrão de proteção social, que está ocorrendo em todo mun­do, é cada vez mais impor­tante na defesa dos “Direitos Fundamentais do Trabalho” e do “Trabalho Decente”.

Comente este artigo.

Envie um e-mail para formacao@smabc.org.br

Departamento de Formação

00
comentários para esta matériaCOMENTAR
Sindicato dos Metalúrgicos do ABC
Rua João Basso, 231 - CEP 09721-100
Centro - São Bernardo do Campo/SP
TRIBUNA METALÚRGICA


VEJA TODAS AS EDIÇÕES
Buscar por Nº: