PESQUISA / SUGEST�ES
RECEBA INFORMAÇÕES
8 de Março de 2019 | Hot Site | Formação

8 de março: Dia Internacional das Mulheres

Estamos vivenciando mais um desafio que com certeza entrará para história dos trabalha­dores do ABC, a notícia do fechamento da Ford – planta São Bernardo do Campo.

Oficializado pela Orga­nização das Nações Unidas (ONU) em 1975, o Dia In­ternacional da Mulher já era celebrado desde 1910 por militantes socialistas. E se hoje a data é lembrada como uma luta pela igualdade de gênero com manifestações em todo o mundo, no passado nasceu principalmente de uma raiz trabalhista tendo à frente jovens operárias que lutavam contra as difíceis condições de trabalho a que eram sub­metidas e pelo direito ao voto que culminou no Movimento Sufragista na Inglaterra e nos Estados Unidos.

O dia 8 de março está as­sociado à greve na Fábrica Triangle Shurtwaist Company na cidade de Nova York, nos Estados Unidos, ocorrida em março de 1910, que teria cau­sado a morte de 146 pessoas, a grande maioria jovens operá­rias que durante a ocorrência de um incêndio nas instalações da fábrica ficou impedida de fugir pelos portões por uma ação deliberada dos patrões.

Com os retrocessos po­líticos, econômicos, sociais e culturais no Brasil, a luta das mulheres continua mais atual do que nunca. Além da discriminação salarial e de condições de trabalho, as mulheres são as primeiras a serem demitidas nas conjun­turas de recessão econômica.

O sucateamento dos servi­ços públicos atinge diretamen­te as mulheres de baixa renda, especialmente aquelas que chefiam suas famílias, e que são as que mais dependem dos equipamentos públicos, espe­cialmente na área de educação e saúde. Estamos assistindo à crescente feminização da po­breza em nosso país.

 Comente este artigo.

Envie um e-mail para formacao@smabc.org.br

Departamento de Formação

00
comentários para esta matériaCOMENTAR
Sindicato dos Metalúrgicos do ABC
Rua João Basso, 231 - CEP 09721-100
Centro - São Bernardo do Campo/SP
TRIBUNA METALÚRGICA


VEJA TODAS AS EDIÇÕES
Buscar por Nº: