PESQUISA / SUGEST�ES
RECEBA INFORMAÇÕES
5 de Julho de 2019 | Hot Site | Formação

A reinvenção do passado. A batalha pela memória coletiva

Somente nós, seres humanos, somo capazes de projetar e dar sentido ao futuro. Da mesma forma que pensamos o futuro, também nos voltamos para o passado. Somos capazes de refazer e reescrever o passado à luz do presente. Nesse sentido, a memória coletiva é um campo de batalha, onde se disputa o sentido do passado.

Muitos acontecimentos históricos, cujos sentidos já estão consolidados no passado, em muitas situações, são removidos por aqueles que detêm o poder de reescrever a história por outra lógica e por outra perspectiva. 

É o que estamos vivendo agora quando os ideólogos do atual governo tentam reinterpretar a história dando um novo sentido a acontecimentos e instituições. Por exemplo: os sindicatos, que são entidades de representação criadas pela classe trabalhadora e instrumentos históricos de luta na conquista e preservação de direitos sociais e trabalhistas, são tratados como entidades de interesse privado que servem apenas para prejudicar as empresas e onerar os trabalhadores.  

Memória é um processo social dinâmico sujeita às tensões políticas. Por isso, é importante termos consciência do nosso papel como sujeitos que fazem a história e que devem preservá-la para as futuras gerações.

Comente este artigo.

Envie um e-mail para formacao@smabc.org.br

Departamento de Formação

00
comentários para esta matériaCOMENTAR
Sindicato dos Metalúrgicos do ABC
Rua João Basso, 231 - CEP 09721-100
Centro - São Bernardo do Campo/SP
TRIBUNA METALÚRGICA


VEJA TODAS AS EDIÇÕES
Buscar por Nº: