PESQUISA / SUGEST�ES
RECEBA INFORMAÇÕES
12 de Julho de 2019 | Hot Site | Formação

Show de Rock no Sindicato: arte e política que atravessam o tempo

Era o ano de 1983 e estávamos em plena ditadura militar. Trabalhadores metalúrgicos tinham nas moradias precárias e em suas mesas vazias o reflexo do arrocho salarial.

A situação dramática viria transbordar e eclodir em um grave geral incitada por petroleiros em Campinas e Paulínia que paralisaram suas atividades em julho daquele ano.

Por aqui, teve início uma greve arrastão, em que trabalhadores passavam pelas fábricas interrompendo a produção, solidarizando-se, assim, com outros movimentos que aconteciam no Brasil, todos, rumo à greve geral. Eram mais de 80 mil metalúrgicos, sendo violentamente reprimidos, com centenas deles presos.

Nos palcos dos comícios somavam-se luta, arte e esperança. Os dias eram difíceis, apesar das conquistas feitas. Difíceis como os de hoje. E nestes momentos a arte parece ocupar um espaço ainda mais valioso...

Entre as vozes que ecoavam e gritavam contra as injustiças através da música, estava um grupo de jovens expressando a cultura da resistência originária do movimento Punk, com músicas que diziam: “nasceu num subúrbio operário, de um país subdesenvolvido, apenas parte da massa, de uma sociedade falida, submisso a leis injustas que o fazem calar...” Eram os Garotos Podres. Naquele ano, apresentavam-se pela primeira vez em Santo André, para contribuir com o “Fundo de greve dos metalúrgicos do ABC”. Fundo de iniciativa solidária para arrecadação de alimentos, que seriam distribuídos entre as famílias sem salários, atingidas pelos movimentos.

Entre as grandes atrações do show de Rock neste próximo sábado, está a banda dos Garotos Podres. Venha e curta a energia e o som que atravessa o tempo colado na resistência.

Comente este artigo. Envie um e-mail para formacao@smabc.org.br

Departamento de Formação

00
comentários para esta matériaCOMENTAR
Sindicato dos Metalúrgicos do ABC
Rua João Basso, 231 - CEP 09721-100
Centro - São Bernardo do Campo/SP
TRIBUNA METALÚRGICA


VEJA TODAS AS EDIÇÕES
Buscar por Nº: