PESQUISA / SUGEST�ES
RECEBA INFORMAÇÕES
26 de Julho de 2019 | Hot Site | Formação

Há 102 anos ocorria a primeira greve geral no Brasil

A Greve Geral de julho 1917 aconteceu num contexto econômico adverso para a população. Durante a Primeira Guerra Mundial (1914-1918), o Brasil tornou-se exportador de alimentos, reduzindo a oferta para o consumo interno provocando altas em seus preços.

O aumento da carestia somados às péssimas condições de trabalho e baixos salários criaram as condições para a revolta operária. O estopim da Greve Geral foi a morte do jovem operário sapateiro de 21 anos José Martinez ocorrida no dia 9 de julho vítima dos cavalarianos que reprimiam a greve em frente a Fábrica Mariângela, no bairro do Brás.

Em pouco tempo mais de 70 mil trabalhadores aderiram à greve. Além do setor industrial, participaram os trabalhadores do comércio e transporte alcançando 100 mil trabalhadores paralisados.  A Greve Geral começa na capital paulista e se espalha pelo interior do estado e chega ao Rio de Janeiro e Porto Alegre.

A população também apoiou a greve sensibilizada pelas denúncias de crianças flagradas trabalhando de madrugada nas fábricas, além da identificação com as reivindicações como a do controle dos preços dos gêneros de primeira necessidade.

A partir dessa greve a questão operária deixa de ser uma “questão de polícia” para começar a ser entendida como uma “questão social”, aspecto, que naquele contexto, representou uma grande vitória política dos grevistas.

Comente este artigo. Envie um e-mail para formacao@smabc.org.br

Departamento de Formação

 

00
comentários para esta matériaCOMENTAR
Sindicato dos Metalúrgicos do ABC
Rua João Basso, 231 - CEP 09721-100
Centro - São Bernardo do Campo/SP
TRIBUNA METALÚRGICA


VEJA TODAS AS EDIÇÕES
Buscar por Nº: