PESQUISA / SUGEST�ES
RECEBA INFORMAÇÕES
16 de Agosto de 2019 | Hot Site | Formação

A quem interessa banalizar a democracia?

O Brasil tem aproximadamente 150 milhões de eleitores e eleitoras. O que aconteceria se esse grande contingente do povo brasileiro, composto de trabalhadores e trabalhadoras, tivesse voz ativa nas grandes decisões do país?

Provavelmente estaríamos discutindo como ampliar os direitos trabalhistas; como distribuir renda e eliminar a miséria e o analfabetismo; como retomar o crescimento e acabar com o desemprego; como manter e melhorar o nosso sistema de proteção social; como preservar o meio ambiente; como manter a soberania nacional e as nossas riquezas naturais, como avançar na educação pública universal e de qualidade, e assim, tantas outras pautas fundamentais para o povo brasileiro.

Por isso, setores privilegiados, que concentram poder e riqueza, querem enfraquecer a democracia e convencer a população que todo o político é corrupto e que não adianta votar em ninguém por que todos são iguais e tudo vai ficar como está.

No fundo, essa elite composta de representantes do sistema financeiro, das grandes empresas, do agronegócio, é quem governa de fato. Esse pequeno e poderoso grupo, além de querer manter seus privilégios, quer também impedir que a democracia seja efetivamente uma ferramenta à serviço do povo, capaz de melhorar a qualidade de vida da grande maioria da sociedade.

Comente este artigo. Envie um e-mail para formacao@smabc.org.br

Departamento de Formação

00
comentários para esta matériaCOMENTAR
Sindicato dos Metalúrgicos do ABC
Rua João Basso, 231 - CEP 09721-100
Centro - São Bernardo do Campo/SP
TRIBUNA METALÚRGICA


VEJA TODAS AS EDIÇÕES
Buscar por Nº: