PESQUISA / SUGESTÕES
RECEBA INFORMAÇÕES
6 de Setembro de 2019 | Notícias

Trabalhadores que lutaram contra a ditadura viram sócios beneméritos

Fotos: Adonis Guerra

Perseguidos, banidos e torturados, cerca de 70 companheiros e companheiras que contribuíram com a luta dos metalúrgicos do ABC e com o processo redemocratização do Brasil foram homenageados na quarta-feira, dia 4, na Sede, com a entrega de carteirinhas de sócios beneméritos.

“São trabalhadores que foram perseguidos durante a ditadura militar, que perderam seus empregos e não tiveram a oportunidade de concluir sua carreira laboral na categoria, mas que lutaram e construíram o que o Sindicato é hoje”, afirmou o secretário-geral dos Metalúrgicos do ABC, Aroaldo Oliveira da Silva.

O presidente da AMA-A ABC (Associação dos Metalúrgicos Anistiados e Anistiandos do ABC), João Paulo de Oliveira, explicou que a entrega de título de sócio benemérito foi aprovada no 9º Congresso dos Metalúrgicos do ABC, em julho deste ano.

“Foram companheiros e companheiras fundamentais na luta de 1964 a 1985. É o resgate e o reconhecimento desses trabalhadores batalhadores que foram impedidos de continuar sócios, e agora retornam aos quadros associativos do Sindicato”, contou.

“O gesto é simbólico, mas tem um valor muito grande para cada um. Percebemos olhos cheios de lágrimas, de emoção. Para as pessoas que têm um passado de luta é um reconhecimento muito importante e significativo”, afirmou.

 

00
comentários para esta matériaCOMENTAR
Sindicato dos Metalúrgicos do ABC
Rua João Basso, 231 - CEP 09721-100
Centro - São Bernardo do Campo/SP
TRIBUNA METALÚRGICA


VEJA TODAS AS EDIÇÕES
Buscar por Nº: