PESQUISA / SUGEST�ES
RECEBA INFORMAÇÕES
13 de Setembro de 2019 | Hot Site | Formação

O derretimento do futuro sustentável

Nos últimos quatro anos o Brasil passou a viver um déficit democrático que segue em rota cada vez mais preocupante para o futuro sustentável na medida em que o modelo de política econômica adotado nos últimos anos compromete a manutenção dos recursos naturais e o progresso econômico e social das futuras gerações.

Todo o sistema de proteção social está sendo desmontado com as diversas reformas no campo trabalhista e da Previdência Social. O processo de privatizações e o alinhamento submisso frente aos interesses comerciais e a política externa dos Estados Unidos da América fragiliza a soberania nacional e fere os interesses econômicos do Brasil. O corte de verbas das universidades públicas afeta a qualidade do ensino e a continuidade de muitas pesquisas em andamento. 

O impacto sobre o meio ambiente é igualmente devastador e totalmente subordinado aos interesses do agronegócio e das mineradoras. O mundo assistiu de forma incrédula os criminosos incêndios na floresta amazônica provocados por esses interesses privados, que ameaçam nossa biodiversidade e nossas riquezas naturais.   

Essa combinação perversa de neoliberalismo predatório e autoritarismo político coloca em risco a perspectiva de trilharmos o caminho do desenvolvimento sustentável, que articule a dimensão econômica, social e ambiental para as atuais e as futuras gerações.

 

Comente este artigo. Envie um e-mail para formacao@smabc.org.br

Departamento de Formação

00
comentários para esta matériaCOMENTAR
Sindicato dos Metalúrgicos do ABC
Rua João Basso, 231 - CEP 09721-100
Centro - São Bernardo do Campo/SP
TRIBUNA METALÚRGICA


VEJA TODAS AS EDIÇÕES
Buscar por Nº: