PESQUISA / SUGEST�ES
RECEBA INFORMAÇÕES
26 de Setembro de 2019 | Hot Site

E a sua saúde, como vai?

O governo Bolsonaro criou o Grupo de Altos Estudos do Trabalho (Gaet), que vem se reunindo para fazer a “modernização das relações trabalhistas”. Os principais temas de discussão são Economia do Trabalho; Direito do Trabalho e Segurança Jurídica; Trabalho e Previdência e Liberdade Sindical".

No Brasil, mais de 38 milhões de brasileiros (41%) trabalham na informalidade, segundo pesquisa do IBGE, de julho 2019, sem garantias trabalhistas, submetidas a péssimas condições de trabalho, comprometedoras da saúde de trabalhadores e trabalhadoras.

E o que é Saúde do Trabalhador? Segundo a Lei nº 8.080/90, art.6,§3.º, entende-se por saúde do trabalhador um conjunto de atividades que se destina, por meio de ações de vigilância epidemiológica e de vigilância sanitária, à promoção e à proteção da saúde dos trabalhadores, assim como visa à recuperação e à reabilitação da saúde dos trabalhadores e trabalhadoras submetidas aos riscos e aos agravos advindos das condições de trabalho, e abrange diversas ações.

Podemos dizer que Saúde não é apenas ausência de doenças, mas o resultado das ações que proporcionam a qualidade de vida das pessoas. Saúde é responsabilidade do SUS, das empresas e das entidades sindicais de prevenir o adoecimento dos trabalhadores e trabalhadoras, por meio de ações de promoção, proteção, prevenção e vigilância.

Você acredita que com as reformas que o governo vem fazendo, a Saúde do Trabalhador vai melhorar?

Será que as reformas vão conseguir evitar a morte de uma pessoa, por acidente de trabalho, a cada 3 horas e 40 minutos?

Comente este artigo. Envie um e-mail para dstma@smabc.org.br

Departamento de Saúde do Trabalhador e Meio Ambiente

00
comentários para esta matériaCOMENTAR
Sindicato dos Metalúrgicos do ABC
Rua João Basso, 231 - CEP 09721-100
Centro - São Bernardo do Campo/SP
TRIBUNA METALÚRGICA


VEJA TODAS AS EDIÇÕES
Buscar por Nº: