PESQUISA / SUGEST�ES
RECEBA INFORMAÇÕES
27 de Setembro de 2019 | Hot Site | Formação

A informação midiática no processo de conhecimento

Pais, educadores, estudantes e jornalistas se perguntam se é possível aproveitar conteúdos produzidos pela mídia para uma educação mais consistente.

Temos vivenciado uma crescente influência das informações midiáticas na formação de nossos jovens. Se por um lado temos o acesso livre a pesquisas científicas, livros, textos, e conteúdos diversos, também há intensa circulação de informações superficiais e fake news. A internet mesmo, que em seu princípio, era vista como potencial veículo democratizante das informações, hoje se apresenta como um espaço para desvios e desinformações.

O excesso de dados oferecidos de forma fragmentada, apenas sobrecarrega e não ajuda na compreensão dos temas. Muitas informações são trabalhadas por empresas, para atrair determinados públicos, pretendendo, neste sentido, tratar e reduzir os dados para melhor “degustação”. O processo de conexão pode induzir a aproximação de conteúdos por vias mais rápidas e superficiais oferecendo aos usuários a falsa sensação de compreensão de fenômenos sobre a realidade.

O desafio atual neste campo, nos parece ser o de medir o acesso e compreender como tais canais podem fortalecer o conhecimento e a educação. A banalização da informação exige aprendermos a filtrá-la. Se, no entanto, fizermos uso destas ferramentas como parte de um processo investigativo, teremos aí um caminho bastante virtuoso capaz de ampliar a compreensão da realidade.

 

Comente este artigo. Envie um e-mail para formacao@smabc.org.br

Departamento de Formação

00
comentários para esta matériaCOMENTAR
Sindicato dos Metalúrgicos do ABC
Rua João Basso, 231 - CEP 09721-100
Centro - São Bernardo do Campo/SP
TRIBUNA METALÚRGICA


VEJA TODAS AS EDIÇÕES
Buscar por Nº: