PESQUISA / SUGEST�ES
RECEBA INFORMAÇÕES
2 de Outubro de 2019 | Hot Site | Jurídico

Ainda a tragédia dos acidentes de trabalho no Brasil

Recentemente, foram divulgados números estarrecedores sobre acidentes de trabalho no Brasil: nos últimos sete anos, foram mais de 4 milhões de trabalhadores acidentados no trabalho. Destes, 17,5 mil faleceram. Dados do INSS.

Isto reafirma a importância de se elevar o nível de conscientização de todos os interessados nesta questão, sobretudo os trabalhadores e os empregadores. A segurança deve ser colocada acima de tudo, sobretudo dos lucros da empresa. Se existirem irregularidades no ambiente de trabalho, é preciso denunciar à CIPA ou ao Sindicato, ou ainda à delegacia do trabalho mais próxima. Casos mais graves poderão ser levados ao Ministério Público e à Justiça do Trabalho.

A verdade é que ninguém ganha com a negligência nas condições de segurança do trabalho. O empregador perde, sobretudo em razão das indenizações e condenações judiciais. O trabalhador, pela perda de saúde ou da própria vida. Seus familiares são igualmente vítimas de tudo isto. A sociedade também sofre porquanto seus membros é que são atingidos por essa situação. O poder público tem de arcar com o aumento nos custos dos serviços públicos.

Enfim, é de fato um círculo vicioso que precisa ser rompido e vencido por todos nós.

Participe deste mutirão em prol da segurança do trabalho.

E cuide sempre para evitar acidentes pelo mais importante motivo: garantir sua saúde e longevidade, para que você possa compartilhar sua vida com quem ama.

Comente este artigo. Envie um e-mail para juridico@smabc.org.br

Departamento Jurídico

00
comentários para esta matériaCOMENTAR
Sindicato dos Metalúrgicos do ABC
Rua João Basso, 231 - CEP 09721-100
Centro - São Bernardo do Campo/SP
TRIBUNA METALÚRGICA


VEJA TODAS AS EDIÇÕES
Buscar por Nº: