PESQUISA / SUGEST�ES
RECEBA INFORMAÇÕES
3 de Outubro de 2019 | Hot Site

Norma Regulamentadora Nº 17 - Ergonomia

Temos criticado neste espaço as investidas do governo contra os mecanismos de proteção à saúde do trabalhador e estamos acompanhando, atentos, as propostas de revisão das Normas Regulamentadoras (NR) relativas à segurança e saúde do trabalho.

Algumas normas estão sendo discutidas em comissão tripartite, formada por representantes do governo, trabalhadores e empregadores, após terem sido colocadas em Consulta Pública pela Secretaria de Previdência e Trabalho.

No caso da NR 17, o texto proposto colocado em consulta mantém a essência fundamental que trata da ergonomia e estabelece parâmetros que permitam a adaptação das condições de trabalho às características psicofisiológicas dos trabalhadores, de modo a proporcionar um máximo de conforto, segurança e desempenho eficiente.

Porém, algumas medidas consideradas importantes e existentes na NR 17 vigente foram excluídas, comprometendo os resultados das ações em Ergonomia.

Em nosso 9º Congresso, aprovamos resolução que afirma que as formas de organização da produção e trabalho podem ser responsabilizadas pelas condições de trabalho e seus impactos sobre os trabalhadores e meio ambiente. E também que a disposição de máquinas e equipamentos, a velocidade de produção, o que se produz, o conteúdo das tarefas e as interfaces do trabalho alienante, acabam por causar danos à saúde física e promover sofrimento mental, quando não provocam os acidentes de trabalho.

Como escrito acima, a ergonomia deve adaptar as condições de trabalho às características psicofisiológicas dos trabalhadores. Nada que venha a alterar esse princípio deve ou pode ser aceito pelos trabalhadores e trabalhadoras.

Pense nisso.

00
comentários para esta matériaCOMENTAR
Sindicato dos Metalúrgicos do ABC
Rua João Basso, 231 - CEP 09721-100
Centro - São Bernardo do Campo/SP
TRIBUNA METALÚRGICA


VEJA TODAS AS EDIÇÕES
Buscar por Nº: