PESQUISA / SUGEST�ES
RECEBA INFORMAÇÕES
18 de Outubro de 2019 | Hot Site | Formação

230 anos da Revolução Francesa

A Revolução Francesa (1789-1799), cuja data é celebrada no dia 14 de julho completou 230 anos.  A mais importante Revolução Burguesa que pôs fim ao regime absolutista monárquico de Luís XVI e seus fundamentos feudais, iniciou um processo de ruptura radical com a sociedade medieval e afirmando as bases políticas da sociedade ocidental moderna.

Os princípios aristocráticos deram lugar aos valores da cidadania sob a palavra de ordem “Liberdade, Igualdade e Fraternidade”. Mesmo que restrito a um pequeno grupo da população até meados do século XIX, a ideia-força de uma sociedade de cidadãos reconhecidos pela igualdade perante a lei sintetizados na Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão representou um enorme avanço em relação à sociedade feudal baseada em ordens rigidamente hierarquizadas. 

Vários pressupostos da sociedade moderna foram consolidados a partir do legado da   Revolução Francesa, tais como: a defesa de um estado laico; a divisão entre os poderes (executivo, judiciário e legislativo); a defesa da ciência e da razão como fontes do conhecimento e de fundamento da educação moderna no âmbito público, liberdade de expressão, entre outros. 

A soberania popular como fonte de legitimação do poder (que fundamenta a noção de República) tornou uma força popular mobilizadora que forjaram as democracias no século XX. Nos tempos de obscurantismo político que vivemos hoje, é importante seguirmos a marcha na direção do avanço e radicalização da democracia. 

Comente este artigo.

Envie um e-mail para formacao@smabc.org.br

Departamento de Formação

00
comentários para esta matériaCOMENTAR
Sindicato dos Metalúrgicos do ABC
Rua João Basso, 231 - CEP 09721-100
Centro - São Bernardo do Campo/SP
TRIBUNA METALÚRGICA


VEJA TODAS AS EDIÇÕES
Buscar por Nº: