PESQUISA / SUGEST�ES
RECEBA INFORMAÇÕES
24 de Outubro de 2019 | Hot Site | Formação

Comissão de Fábrica da Volks: 37 anos de lutas e conquistas

Nesta sexta-feira a Comissão de Fábrica na Volkswagen comemora 37 anos de existência. O contexto político e sindical era de luta contra a ditadura. O Sindicato fazia um grande esforço para organizar os trabalhadores no local de trabalho depois das greves de 1978, 1979 e 1980.

Foi nesse contexto de fortalecimento da representatividade do nosso Sindicato que a direção da Volks lançou uma contra ofensiva para diminuir o poder de influência do Sindicato e tomou a iniciativa de criar uma Comissão de Trabalhadores para isolar o sindicato de sua base.

Em janeiro de 1981 a empresa anunciou a demissão de 3.000 trabalhadores e colocou mais 7.000 trabalhadores em férias. Em setembro do mesmo ano propôs a redução da jornada com redução de salários. Os trabalhadores, apoiados pelo Sindicato, se opuseram à proposta patronal conseguindo impedir sua aplicação.

Percebendo a força do Sindicato junto aos trabalhadores a gerência da empresa aceita negociar a constituição de uma Comissão de Representantes com os membros indicados pelos próprios trabalhadores com apoio do Sindicato. Esse processo foi concluído em 25 de outubro de 1982 com assinatura do Acordo que oficializou a criação da Comissão de Fábrica na Volks.

Desde então, a Comissão de Fábrica tem construído uma história de muitas lutas e conquistas que é um orgulho para toda a categoria metalúrgica do ABC.

 

Comente este artigo. Envie um e-mail para formacao@smabc.org.br

Departamento de Formação

00
comentários para esta matériaCOMENTAR
Sindicato dos Metalúrgicos do ABC
Rua João Basso, 231 - CEP 09721-100
Centro - São Bernardo do Campo/SP
TRIBUNA METALÚRGICA


VEJA TODAS AS EDIÇÕES
Buscar por Nº: