PESQUISA / SUGEST�ES
RECEBA INFORMAÇÕES
8 de Novembro de 2019 | Hot Site | Formação

A República que não se concluiu

Na próxima sexta-feira (15/11), é o dia da Proclamação da República. República significa uma forma de governo eleito pelo povo com objetivo de representar os seus interesses. 

Pensando nessa definição de República, será que estamos experimentando, de fato, um regime republicano em nosso país?

Não precisa ser especialista em ciência política para constatarmos que estamos vivendo exatamente o contrário do que seria um Estado republicano. Os interesses da maioria do povo estão sendo confiscados sem a menor cerimônia. A saúde e a educação foram sacrificadas com a PEC que limita os investimentos do governo por 20 anos. Os direitos da grande maioria dos trabalhadores estão sendo confiscados com a reforma Trabalhista e a lei da terceirização. A Seguridade Social foi duramente golpeada com a aprovação da reforma da Previdência.

Nem mesmo o meio ambiente, que é um patrimônio do povo brasileiro e da humanidade, foi poupado diante da fúria neoliberal de impor a lógica do mercado sobre o conjunto da sociedade, com os criminosos desastres ambientais como o estouro das barragens em Brumadinho, as queimadas na Amazônia, os vazamentos de óleo no litoral brasileiro, entre outros.   

Por isso, é urgente resgatarmos o sentido republicano na perspectiva popular lutando contra a hegemonia da “república dos banqueiros e financistas”, que impõe seus interesses sobre os interesses da grande maioria do povo brasileiro.

 

Comente este artigo. Envie um e-mail para formacao@smabc.org.br

Departamento de Formação

00
comentários para esta matériaCOMENTAR
Sindicato dos Metalúrgicos do ABC
Rua João Basso, 231 - CEP 09721-100
Centro - São Bernardo do Campo/SP
TRIBUNA METALÚRGICA


VEJA TODAS AS EDIÇÕES
Buscar por Nº: