PESQUISA / SUGEST�ES
RECEBA INFORMAÇÕES
19 de Novembro de 2019 | Notícias

Negros e negras têm mais dificuldades de conseguir emprego e recebem menos

Dados refletem desigualdade racial no país. Com menos oportunidades e escolaridade, a taxa de desemprego entre negros e negras é maior

Foto: Adonis Guerra

Os trabalhadores negros e negras enfrentam mais dificuldades de encontrar um emprego se comparados aos demais, mesmo que possuam a mesma qualificação. Quando estão empregados, recebem menos por hora trabalhada.

Os dados são do estudo “Inserção da população negra no mercado de trabalho”, do Dieese (Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos).  No Estado de São Paulo, o trabalhador negro ganha 44% menos. Confira abaixo os detalhes.

O coordenador da Comissão de Igualdade Racial e Combate ao Racismo dos Metalúrgicos do ABC, Carlos Alberto Queiroz Rita, o Somália, ressaltou que muitas vezes as pessoas não enxergam o quanto os negros estão em situação de desigualdade.

“Ao observar os números nos gráficos sobre a inserção da população negra no mercado de trabalho, fica evidente o quanto são desiguais questões como escolaridade, nível de cargos e salários. O que precisamos observar são os porquês dessas diferenças tão grandes, sendo que mais de 50% da população são de negros e negras”, afirmou.

“As consequências são negros tendo uma vida em constante desigualdade. Além disso, o genocídio da população negra vem aumentando de forma alarmante, principalmente entre jovens negros que residem em periferias. Isso é um dos reflexos da impunidade e do racismo estrutural que ainda está enraizado e faz com que muitas pessoas enxerguem as mortes e a desigualdade com naturalidade”, explicou.   

Desde o início do atual governo, os negros vêm sofrendo cada vez mais ataques. “A sociedade precisa se organizar e ir para as ruas reivindicar mudanças nas políticas públicas, contra os retrocessos. Dessa forma, transformaremos de fato essa realidade”, concluiu.

00
comentários para esta matériaCOMENTAR
Sindicato dos Metalúrgicos do ABC
Rua João Basso, 231 - CEP 09721-100
Centro - São Bernardo do Campo/SP
TRIBUNA METALÚRGICA


VEJA TODAS AS EDIÇÕES
Buscar por Nº: