4º Congresso: Decisões têm repercussão nacional

Toda a categoria deve se preparar para participar ativamente do nosso 4º Congresso, que tem como eixo central o debate sobre a reforma sindical.

Os congressos definem as políticas a serem implantadas pelo Sindicato no sentido de manter direitos e avançar nas conquistas.

As decisões dos nossos congressos são importantes para a categoria e para o movimento sindical do País, pois sinalizam mudanças no sentido de garantir emprego, renda e condições de vida no trabalho.

Quanto maior a participação dos trabalhadores, maior será o aprofundamento do debate.

Acompanhe algumas decisões dos nossos congressos, que inovaram, abriram novos caminhos e apontaram soluções.

Imposto Sindical
Luta pelo fim do imposto sindical, da contribuição assistencial e de qualquer cobrança que não seja uma vontade expressa do trabalhador.

Comitê Sindical de Empresa
Criação dos Comitês Sindicais de Empresa como forma de fortalecer a organização dos trabalhadores nos locais de trabalho e levar o Sindicato para dentro da fábrica.

Redução da jornada
Redução da jornada de trabalho para 40 horas semanais com manutenção do salário e campanha contra as horas extras como forma de aumentar a qualidade de vida e combater o desemprego.

Condições de trabalho
Luta por melhores condições de trabalho com ações buscando intervenção e transformação dos sistemas produtivos de acordo com os interesses dos trabalhadores.

Contrato Coletivo
Implantação do Contrato Coletivo de Trabalho para modernizar e democratizar a relação entre capital e trabalho.

Desenvolvimento regional
Ações junto à Câmara Regional na busca de políticas que alterem positivamente a economia da região nos rumos do desenvolvimento econômico.

PLR
Definição de estratégia para negociar PLR do ponto de vista do trabalhador, garantindo diretrizes classistas na negociação.

Setor automotivo
Plano para desenvolver a indústria automotiva como o programa de renovação e reciclagem da frota nacional de veículos.

Formação e capacitação
Política de formação de novos dirigentes e militantes para capacitar o metalúrgico no enfrentamento dos desafios no chão de fábrica e na região.

Cooperativas de produção
Estimular a formação de cooperativas de produção como alternativa à geração de trabalho, renda e desenvolvimento social.

Sua participação é fundamental

Anote aí a agenda do metalúrgico para apresentar propostas, sugerir emendas e fazer avançar a nossa luta:

27 de junho a 13 de julho

As reuniões por empresas vão escolher os delegados e debater conjuntura, balanço e reforma sindical. Os comitês sindicais devem agendar as reuniões na Sede ou nas Regionais.

5 e 12 de julho

Realização de plenárias com a categoria para aprofun-dar os debates e recolher propostas e sugestões.