1.167 empresas fecharam acordo de 8% no Estado

75% dos metalúrgicos com acordo no Estado, segundo a FEM-CUT


Quebramos a resistência patronal que se recusava atender à nossa reivindicação, afirmou Biro-Biro. Foto: Paulo de Souza/SMABC

Levantamento preliminar realizado nesta quarta-feira (10) pela Federação Estadual dos Metalúrgicos da CUT (FEM-CUT) mostrou que 1.167 empresas em São Paulo já atenderam a reivindicação de reajuste salarial de 8% da categoria.

A conquista beneficia cerca de 150 mil trabalhadores de todos os setores, ou seja, 75% de um total de 201 mil que estão em Campanha na base da FEM.

Nesta quarta, dirigentes da federação e dos 14 sindicatos filiados avaliaram a proposta escalonada de pagamento do reajuste de 8% (6,5% em outubro e 1,5% em março de 2013) da bancada patronal do Grupo 2 (máquinas e eletrônicos).

“Continuamos abertos à negociação. Para nós o importante é que quebramos a resistência patronal que se recusava atender à nossa reivindicação”, afirmou o presidente da Federação, Valmir Marques, o Biro-Biro.

Até o momento, apenas a bancada patronal da Fundição atendeu a reivindicação do ramo em pagar os 8%. Já nas bancadas dos Grupos 3, 8, 10 e Estamparia as propostas ficaram abaixo de 8% e foram rejeitadas
As negociações com estas bancadas continuarão, embora ainda não existam datas agendadas.

Da Redação