Em São Paulo, salário médio dos trabalhadores com deficiência supera o dos demais em 11%
Segundo pesquisa realizada pela Fipe, diferença de escolaridade é um dos motivos para a remuneração maior
Pesquisa da Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência, realizada pela Fipe, aponta que o trabalhador com deficiência no Estado de São Paulo ganha, em média, 11% a mais do que os trabalhadores que não têm deficiência.
De acordo com o levantamento, os trabalhadores com deficiência ganham, em média, R$ 1.056, enquanto a média entre os demais é de R$ 951.
Ainda de acordo com essa pesquisa, uma das explicações para essa diferença é a escolaridade dos trabalhadores com deficiência: 50,6% deles tem o segundo grau completo, 5,1% superior incompleto e 10,2% superior completo.
Entre os trabalhadores sem deficiência, 47,5% tem o segundo grau completo, 4% superior incompleto e 8,3% superior completo.
“A inclusão da pessoa com deficiência no mercado de trabalho é fundamental. O acesso à tecnologia e à educação muda a relação com o aluno e a relação com o trabalho. A tecnologia permite que o trabalhador com deficiência produza com a mesma qualidade e com a mesma capacidade do que o trabalhador sem deficiência”, afirma a secretária de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Linamara Rizzo Battistella.
A pesquisa realizada pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (FIPE/ FEA – USP) sobre “Pessoas com Deficiência no Mercado de Trabalho – Situação Atual, Perspectivas e Sugestões” abordou temas como o mercado de trabalho das pessoas com deficiência no estado de São Paulo; Principais ocupações dos trabalhadores com deficiência e Distribuição das vagas nas regiões administrativas do Estado.
Da Rede Bom Dia