Assista a filme sobre Lula ao lado do ex-presidente

Documentário ´Pela primeira vez´ será exibido na terça-feira, às 19h, no Cenforpe, em São Bernardo

Toda a categoria está convidada a acompanhar junto com o ex-presidente Lula o documentário “Pela Primeira Vez”, que relata como foram os últimos momentos de seu governo, a passagem da faixa para a presidenta Dilma Rousseff e o discurso de despedida do cargo que ele fez diante de seu apartamento, em São Bernardo.

Lula confirmou a presença nesta que será a segunda exibição do filme e acontece terça-feira, dia 3, no Cenforpe, em São Bernardo, a partir das 19h, com entrada aberta à população.

Os trabalhadores não precisam temer encontrar a sala de exibição lotada, pois o documentário será reprisado enquanto houver pessoas dispostas a acompanhá-lo.

O Cenforpe fica na Avenida Dom Jaime de Barros Câmara, 201, Bairro Planalto, São Bernardo. Antes da exibição, será inaugurada uma exposição de fotos que mostra como foram os oito anos de governo do ex-metalúrgico.

“Pela primeira vez” é um documentário de 32 minutos feito em 3D (três dimensões) pelo fotógrafo Ricardo Stuckert, que trabalhou com Lula durante seus oito anos de governo.

Para realizar o filme, Stuckert utilizou dezesseis câmeras que registraram momentos históricos como a despedida de Lula do Palácio do Planalto, com o povo à espera de seu líder.

Existem também situações de forte emoção, como a passagem da faixa presidencial do presidente que deixava o cargo para a mulher que assumiria o poder e a forte cena da ida de Lula ao hospital para visitar seu vice, José Alencar, que lutava contra um câncer e não pôde participar da posse de Dilma.

Da festa da posse, ocorrida no dia 1º de janeiro de 2011, há imagens da participação popular e da subida de Dilma e do vice-presidente Michel Temer na rampa do Palácio do Planalto.

O filme também apresenta detalhes dos bastidores da cerimônia, como o momento em que a então primeira-dama Marisa Letícia coloca sobre o ombro de Lula a faixa presidencial.

A obra foi exibida numa primeira sessão em abril, no Palácio do Planalto, em Brasília, em uma sessão fechada para 700 convidados, com a presença de Lula e Dilma.

Os dois saíram emocionados com as cenas. “É um momento muito especial”, afirmou Dilma na época.

Da Redação