Toyota retoma produção no Japão e Honda amplia pausa

Montagem de três modelos híbridos será reativada

Mais de duas semanas depois do devastador terremoto e do tsunami que atingiram o Japão, a Toyota Motor retomará a produção de três modelos híbridos no país. A companhia espera receber peças na próxima semana e usará os componentes que atualmente tem em estoque para a fabricação dos veículos.

A Toyota alertou, no entanto, que ainda é não se sabe por quanto tempo as linhas de produção dos veículos híbridos Prius, Lexus HS250h e Lexus CT200h continuarão em operação. Segundo a montadora, isso dependerá da possibilidade de a empresa adquirir peças suficientes todos os dias, após o reinício da produção. A retomada das operações da Toyota ocorre após a Nissan Motor reiniciar as atividades de fabricação de algumas peças na segunda-feira e a de montagem de veículos na terça-feira.

Em contraste com a retomada da produção por seus dois rivais, a Honda Motor disse que estendeu a suspensão das operações de montagem de automóveis em suas duas fábricas no Japão até 3 de abril, uma vez que continua a enfrentar a escassez de peças, devido aos distúrbios provocados pelo terremoto.

Os fabricantes de automóveis japoneses, incluindo a Toyota e a Nissan, continuam em discussões com a maioria dos fornecedores de peças, localizados na área atingida pelo terremoto, para descobrir quando e como eles poderão recomeçar a fabricar os componentes.

A Toyota, maior fabricante mundial de automóveis em volume, vai operar as duas linhas de sua fábrica Tsutsumi, em Aichi, na região central do Japão, para a produção do Prius, que se tornou o carro mais vendido no país no ano passado. Sua subsidiária Toyota Motor Kyushu irá utilizar uma das duas linhas da fábrica Miyata, em Fukuoka, no sul do Japão. As informações são da Dow Jones.

Da Agência Estado