Rafael Marques eleito presidente da Agência de Desenvolvimento

É a primeira vez, nos dez anos de existência da Agência de Desenvolvimento Econômico do ABC, que um sindicalista é escolhido para seu comando


Ao centro, Rafael Marques. Foto: Rodrigo Pinto

O presidente do Sindicato, Rafael Marques, foi eleito nesta terça-feira (26) para comandar a Agência de Desenvolvimento Econômico do Grande ABC pelos próximos dois anos. A vice-presidência será ocupada por Joaquim Celso Freire Silva, da Universidade Municipal de São Caetano do Sul.

Iniciativa pioneira no Brasil, a agência existe há dez anos e é formada por cinco sindicatos de trabalhadores, o Consórcio Intermunicipal do Grande ABC (representando as sete prefeituras da região), o Polo Petroquímico, as principais universidades regionais e as sete Associações Comerciais e Industriais da região.

Seu objetivo é unir as forças de instituições públicas e privadas para promover o desenvolvimento econômico sustentável da região.

Primeira vez
“Quero ressaltar a importância de, pela primeira vez, os sindicatos, que fazem parte da agência desde a sua fundação, assumirem sua presidência”, disse Rafael logo após sua eleição.

“E assumirem numa composição tão importante, pioneira, junto com a universidade. Uma união do trabalho com o conhecimento, ambos fundamentais para o desenvolvimento econômico”, prosseguiu o dirigente.

Segundo Rafael, vivemos um momento muito especial, pois o Brasil junto ao crescimento do Brasil estão se consolidando políticas públicas que dialogam com o ABC.

Nesse cenário, a Agência tem papel fundamental, ao reunir e organizar o que a região já possuiu, além de atuar como canal que potencializa novos investimentos.

“Queremos continuar construindo esse canal, aproveitando o potencial dos trabalhadores, das empresas, das universidades”’, afirmou o dirigente.

Desafios
“Um dos nossos grandes desafios é identificar um programa regional de qualificação profissional, uma vez que qualificar a mão de obra é uma necessidade de toda a região e podemos fazer isso com a participação de todas as entidades que compõem a agencia, em conjunto com o poder publico”, finalizou o presidente do Sindicato e, agora, também, da Agência de Desenvolvimento Econômico do ABC.

Rafael e Freire Silva assumem nos lugares de Valter Souza, presidente da Associação Comercial de São Bernardo, e Paulo Lage, presidente do Sindicato dos Químicos do ABC.

Da Redação