Negociações com montadoras começam nesta quinta (18)


Mesa de negociação do Grupo 10. Foto: Juliana Souza / Midia Consulte

Nesta quinta (18) e sexta-feira (19) acontecem as duas primeiras rodadas de negociação com as montadoras na Campanha Salarial. Neste ano, a conversa não será com o Sinfavea, o sindicato das empresas, e sim com as empresas instaladas em São Bernardo, Taubaté, São Carlos e Tatuí.

Nesta terça (16), a Federação Estadual dos Metalúrgicos (FEM) da CUT prosseguiu as negociações com o Grupo 3 (autopeças, forjarias e parafusos) em torno da renovação das cláusulas presentes na atual convenção coletiva.

Sobre o mesmo assunto foram abertas as rodadas com o Grupo 10 (lâmpadas, material bélico, iluminação e outros) na segunda-feira (15), dia de novo encontro com o Grupo 8 (trefilação, refrigeração entre outros).

Os direitos para as metalúrgicas foram o destaque. “Negociamos com o G-8 a garantia de uma licença remunerada de 30 dias para a mulher vítima de violência doméstica. Também pleiteamos a garantia no emprego de sete meses para a trabalhadora vítima de aborto não intencional”, explicou Ana Nice Martins, diretora executiva do Sindicato.

Na sexta-feira passada (12) ocorreu a primeira negociação com a Fundição e prosseguiram as conversas com o Grupo 2 (máquinas e eletroeletrônicos).

Da Redação