FEM-CUT reprova contraproposta econômica de 7% do Grupo 3
Na primeira rodada com as Montadoras, a Federação negociou a ampliação da licença maternidade para seis meses
A Federação dos Sindicatos Metalúrgicos da CUT/SP (FEM) reprovou a contraproposta econômica de aumento salarial de 7% oferecida pela bancada patronal do Grupo 3, na rodada de negociação realizada na tarde desta quarta, 25, na sede do Sindipeças. O índice corresponde ao INPC da data-base da categoria, 1º de setembro, estimado em 4,3%, e mais aumento real de 2,5%. Na semana passada, a Federação rejeitou a proposta de 6,5% (INPC + 2% de aumento real)
Uma nova negociação foi agendada para o dia 31 de agosto (terça-feira da próxima semana), às 10h, na sede do Sindipeças. “Estamos na reta final da nossa Campanha, a nossa data-base está chegando (1º de setembro). Esperamos construir na próxima rodada uma proposta econômica que atenda aos anseios da nossa categoria”, enfatizou o presidente da Federação, Valmir Marques (Biro Biro).
Até agora apresentaram propostas econômicas as bancadas patronais do Grupo 8 (6% – INPC + 0,68% de aumento real), Grupo 3 (7% – INPC + 2,5% de aumento real) e Fundição (6,53% – INPC + 2% de aumento real) – todas foram reprovadas pela Federação.
Estão em Campanha Salarial nas empresas do Grupo 3 cerca de 115 mil metalúrgicos em todo o Estado e a data-base é 1º de setembro.
Assembleias em todo o Estado
Seguindo orientação da FEM-CUTSP, os sindicatos metalúrgicos filiados estão realizando assembleias nas bases com a finalidade de informar os trabalhadores sobre os andamentos de todas as negociações. Já aconteceram assembleias nas regiões de Itu, Taubaté, Pindamonhangaba, Salto, Cajamar e Sorocaba. No ABC, o Sindicato dos Metalúrgicos realizará uma assembleia geral na sexta, dia 27, às 18h.
Montadoras
Na primeira rodada de negociação, ocorrida na manhã de quarta na sede do Sinfavea, dirigentes da Federação enfatizaram a importância da ampliação da licença maternidade de 120 (quatro meses) para 180 dias (seis meses). Esta reivindicação refere-se ao programa “Empresa Cidadã da Receita Federal” – criado pela lei federal 11.770 que entrou em vigor em janeiro deste ano que beneficia a mãe trabalhadora com o aumento da licença maternidade de 120 para 180 dias e a empresa participante com a dedução de impostos. A adesão ao programa tanto da empresa quanto da trabalhadora é voluntária. A negociação sobre este tema continua na rodada de sexta-feira, 27, às 15h, no Sinfavea.
No setor automotivo, a Federação representa 45 mil metalúrgicos que estão localizados nas regiões do ABC paulista e Taubaté. Também estão negociando com a FEM no Sinfavea os sindicatos metalúrgicos de São Carlos (CGTB- Volks), São Caetano do Sul (GM- Força Sindical) e Tatuí (Ford -Força Sindical), que representam cerca de 15 mil metalúrgicos.
Principais reivindicações
As principais reivindicações dos metalúrgicos da CUT são: 1) Reposição integral da inflação; 2)Aumento real nos salários; 3) Valorização nos pisos; 4) Jornada de 40 horas semanais, sem redução nos salários e 5) Licença Maternidade de 180 dias.
A FEM-CUT/SP tem 12 sindicatos metalúrgicos filiados em todo o Estado e é a interlocutora dos trabalhadores nas negociações da Campanha Salarial com as bancadas patronais. A Federação negocia com seis bancadas: Montadoras (representada pelo Sindicato Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores – Sinfavea), Grupo 2 (máquinas e eletrônicos) Grupo 3 (autopeças, forjaria, parafusos), Grupo 8 (trefilação, laminação de metais ferrosos; refrigeração, equipamentos ferroviários, rodoviários entre outros); Grupo 10 (lâmpadas, equipamentos odontológicos, iluminação, material bélico entre outros) e Fundição. A data-base do ramo é 1º de setembro e estão na base da Federação cerca de 250 mil metalúrgicos e metalúrgicas em todo o Estado.
Confira o calendário desta semana:
Data: 26 de Agosto (quinta-feira)
Grupo 10
Horário: 10h
Endereço: FIESP – Av. Paulista, 1313 9° andar.
Grupo 2
Horário:14h
Endereço: FIESP – Av. Paulista, 1313 – 7° andar Abinee.
Data: 27 de agosto (sexta-feira)
Montadoras
Horário: 15h
Endereço: Av. Indianópolis, 496 –
Grupo 3
Data: 31 de agosto (terça-feira)
Horário: 10h
Local: Av. Santo Amaro, 1386 – Sindipeças
Da Imprensa – FEM/CUT