Sindicato busca apoio em defesa do emprego no ABC

(Foto: Adonis Guerra)

O presidente do Sindicato, Rafael Marques, e o vice-pre­sidente, Aroaldo Oliveira da Silva, estiveram ontem em reunião com o secretário do Emprego e Relações do Tra­balho do Estado de São Paulo, José Luiz Ribeiro, para debater os reflexos da crise econômica do Brasil na região do ABC.

“Foi uma conversa muito positiva, já que o secretário se mostrou bastante sensível às dificuldades enfrentadas pelos trabalhadores e os riscos de agravamento do cenário, com as ameaças de demissões na Mercedes”, contou o presi­dente.

Rafael relatou ao secretário a situação de empresas que estão demitindo trabalhadores, ou­tras com pedidos de falência e recuperação judicial. “Avalia­mos que o governo do Estado poderia ajudar a encontrar uma saída, com uma alternati­va política para atravessarmos esse momento”, afirmou.

Segundo o presidente, todo esforço deve ser feito para garantir a manutenção dos

empregos em uma região que ainda é o maior polo automo­tivo do Brasil. “Pedimos ao secretário que seja o mediador de um encontro com o gover­nador Geraldo Alckmin e o presidente da Investe São Pau­lo, Juan Quirós”, completou.

O vice-presidente, Aroaldo Oliveira da Silva, relatou as dificuldades enfrentadas pela representação dos trabalhado­res na Mercedes, em São Ber­nardo, nas negociações para evitar as demissões em massa que a montadora alega ter que fazer. “Seria importante, neste momento, um gesto do gover­nador para que a Mercedes se convença da importância de manter os companheiros na fábrica”, disse.

O secretário, José Luiz Ri­beiro, reconheceu a urgência do pedido do Sindicato e se comprometeu a ajudar: “po­dem contar comigo”, garantiu.