Parceria Rivian-Volkswagen fará elétricos em massa com novas tecnologias
As duas marcas estão correndo para levar o software e a arquitetura elétrica de última geração ao mercado de volume
A joint venture de US$ 5,8 bilhões entre a Rivian e o Grupo Volkswagen está tendo um forte início, disseram as empresas na quarta-feira, 12. A JV, chamada Rivian e Volkswagen Group Technologies (RV Tech), foi formada em novembro de 2024, para desenvolver software e arquitetura elétrica de última geração.
A JV não só quer reduzir os preços dos veículos elétricos para os consumidores, mas também tem como objetivo desafiar os BYD e Tesla do mundo, que deixaram as montadoras tradicionais na poeira quando se trata de veículos definidos por software. Mas o Grupo Volkswagen, quer se recuperar depois de suas próprias dificuldades e fracassos repetidos com o software.
Seus esforços iniciais foram, na melhor das hipóteses, medíocres, com sua divisão de software Cariad enfrentando atrasos e demissões. Agora, a parceria com a Rivian lhe dá uma chance clara de desenvolver software de última geração. As empresas disseram que estão agindo rapidamente para levar a tecnologia ao mercado. A JV iniciará os testes de inverno para os sistemas desenvolvidos em conjunto no primeiro trimestre de 2026.
Isso os ajudará a avaliar e validar a arquitetura zonal em protótipos de veículos das marcas Volkswagen, Audi e Scout, e será a primeira vez que essas mulas de engenharia pegarão a estrada. No futuro, o plano é que a arquitetura desenvolvida pela RV Tech seja a base de todos os futuros EVs do Grupo VW.
Do InsideEVs