A Próstata – Parte I

O câncer de próstata é uma doença em que a quase totalidade dos indivíduos do sexo masculino teriam um dia caso não viessem a morrer antes, por idade avançada ou qualquer outra doença. Isso quer dizer que aquele indivíduo que morre aos 94 anos de idade e não teve seu câncer de próstata, provavelmente o teria se vivesse mais dez ou quinze anos.

Não é só câncer

A próstata é um órgão do tamanho de uma castanha situado na pelve, abaixo da bexiga e entre esta e a parte final do intestino, e por ela passa a uretra, que é o conduto de saída da urina da bexiga para o pênis.

Algumas doenças inflamatórias como as prostatites podem ocorrer em homens de qualquer idade por diversos fatores. Além disso, os adenomas de próstata, que são  tumores benignos, ocorrem em muitas pessoas após os 40 anos, não tendo nenhuma relação com o câncer.

Quais os sintomas

Pela própria localização, as doenças da próstata dão sintomas ligados ao aparelho urinário e, algumas vezes, repercussões intestinais na evacuação.

O sintoma mais comum é a diminuição da força do jato urinário, que se torna mais fino e fraco. Além disso, a vontade mais freqüente de urinar, principalmente à noite, e a sensação de não esvaziamento total da bexiga ao urinar, ocorrem com freqüência em grande porcentagem de homens acima de 45 ou 50 anos de idade.

Esses sintomas em geral indicam que a próstata está aumentada em tamanho ou rigidez e que algum problema pode estar ocorrendo, independente da existência ou não de dor.

Não deixe passar

A percepção desses sintomas indica que você deve procurar um médico generalista ou um especialista em urologia para uma consulta. Somente a investigação diagnóstica feita por um profissional poderá estabelecer um diagnóstico.

Na semana que vem continuaremos a escrever sobre os problemas da próstata.

Departamento de Saúde do Trabalhador e Meio Ambiente