Acidentes no trânsito custam R$ 30 bilhões e matam 40 mil por ano

Produzir carros mais seguros ainda é um desafio para o Brasil

A indústria automotiva brasileira começa a enfrentar os desafios de produzir carros mais seguros por duas razões principais, preservar a vida e competir no mercado externo.

O Seminário sobre Segurança Veicular Brasil-Suécia, que acontece na próxima sexta em São Bernardo, faz parte deste esforço.

No encontro será lembrado que os custos dos acidentes em rodovias no País chegam a R$ 30 bilhões de reais por ano e causam a morte de mais de 40 mil pessoas.

“As rodovias são responsáveis por gastos anuais de R$ 24,6 bilhões e os acidentes por outros R$ 5,3 bilhões”, explicou o secretário de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo de São Bernardo, Jefferson José da Conceição.

Segundo o Ministério da Saúde, em 2010 o Sistema Único de Saúde (SUS) financiou 145.920 internações de vítimas dos acidentes no trânsito, com um custo de R$ 187 milhões.  

Segurança X exportações

Além do custo irreparável da perda de mil vidas e os altos custos que os acidentes desta natureza envolvem, a falta de segurança dos carros produzidos aqui também dificulta o crescimento do mercado, pois impede a inserção da indústria automotiva do País no mundo.

“Nenhum carro feito aqui pode ser vendido na Europa ou nos Estados Unidos por não se adequar as exigências de segurança externas”, afirmou o presidente do Sindicato, Rafael Marques. 

Isso acontece apesar de o País já adotar medidas para melhorar a segurança veicular, como a obrigatoriedade do uso do cinto de segurança e dos dispositivos de retenção infantil para crianças até 10 anos, conhecidos como ‘cadeirinhas’.

Mais novidades

E a partir de 2014 outros dois itens de segurança serão obrigatórios para todos os veículos produzidos, os airbags e o sistema ABS.

Para Rafael, este é o momento de aproveitar o novo Regime Automotivo, o Inovar-Auto, que incentiva a pesquisa e o desenvolvimento tecnológico capaz de transformar a indústria automotiva e, consequentemente, tornar os carros mais seguros.

“O Inovar-Auto é uma política do governo federal que surgiu de reivindicações dos Metalúrgicos do ABC e dá condições para que a indústria automotiva brasileira desenvolva produtos inovadores, com elevado conteúdo tecnológico e aptos à competição internacional”, lembrou.

Na próxima sexta, dia 18, o Sindicato promove, junto a Prefeitura de São Bernardo e o Instituto Mauá de Tecnologia, o Seminário sobre Segurança Veicular Brasil-Suécia, no Teatro Cacilda Becker, a partir das 9h. Informações 4348-1051 ou 1000 ou seminario.sdet@saobernardo.sp.gov.br .

ONU quer mais segurança no trânsito até 2020

A Organização das Nações Unidas, a ONU, lançou a campanha Década de Ação pelo Trânsito Seguro 2011 – 2020, com o objetivo de reduzir em pelo menos 50% o número de mortes em acidentes de trânsito no mundo.

O Brasil aderiu à campanha e lançou o Pacto pela Redução de Acidentes no Trânsito, já que carregamos a vergonhosa marca de ocupar a quinta colocação no mundo em número de mortes no trânsito.

Apesar da meta estabelecida pela ONU, alguns países querem zerar o número de vítimas fatais em acidentes, como é o caso da Suécia. 

A experiência do país europeu será conhecida durante o Seminário Segurança Veicular Brasil-Suécia.

Entenda os itens de segurança que serão obrigatórios em 2014

O que são airbags?

Airbags são bolsas de ar ou balões de ar introduzidos em pontos estratégicos dos veículos. Quando o carro sofre um grande impacto, por exemplo, durante uma batida, os airbags são acionados por meio de dispositivos ou sensores, evitando que as pessoas se choquem contra partes duras no interior do automóvel, como o volante ou os vidros. O equipamento deve ser utilizado sempre com o cinto de segurança.  

 O que é ABS?

O ABS (do inglês Anti Blocking System ou Sistema Anti Bloqueio) é o sistema que impede o travamento das rodas durante a frenagem do veículo, com o objetivo de manter o controle do carro em caso de acidentes. Foi introduzido na Europa em 1978.

Da Redação